Publicidade Continue a leitura a seguir

14 carros da década passada que continuam à venda em Portugal

ALFA ROMEO MITO Modelo de entrada da marca italiana, está à venda desde 2008, com algumas atualizações pelo caminho.
CITROËN BERLINGO MULTISPACE Como é derivado de um veículo comercial, tem um ciclo mais longo, mas mantém-se atual graças a pequenas mudanças estéticas, apesar de ter sido lançado em 2008.
FIAT FIORINO COMBI O pequeno compacto, misto de comercial e de passageiros, é produzido desde 2008 e teve uma atualização pelo caminho.
FIAT 500 Teve duas modificações desde o seu lançamento em 2007, a mais recente das quais em 2015, mas a sua personalidade não envelhece.
FIAT PUNTO Um dos modelos mais antigos da Europa, foi lançado em 2005 como Grande Punto, já mudou de nome duas vezes e teve várias atualizações, mas continua a ser dos mais acessíveis no seu segmento.
MASERATI GRANTURISMO Não é costume automóveis desportivos durarem mais de uma década, mas o Granturismo, lanaçado em 2007, ainda tem uma aparência clássica e imortal, apesar do seu motor V8 já não ser considerado moderno.
MERCEDES CLASSE G É o carro mais antigo nesta lista, pois foi lançado em 1979, manteve o exterior mas ganhou uma mecânica completamente nova em 1990, e finalmente vai dar o lugar a um substituto este ano.
MITSUBISHI PAJERO A sua substituição deve estar para breve, mas, como um dos últimos verdadeiros TT no mercado, o Pajero continua a atrair fãs desde 2007.
NISSAN 370Z Está à venda desde 2009, recebendo pequenas atualizações pontuais desde então, mas tem características clássicas que alguns fãs de desportivos consideram obrigatórias.
NISSAN GT-R Começou a ser vendido em 2009, e desde então tem sido refinado, chegando agora aos 600 cv, com um nível de tecnologia que se mantém quase dez anos depois.
PEUGEOT PARTNER TEPEE Feito na mesma linha de montagem do Citroën Berlingo, o Partner é um misto de civil e comercial, que desde 2009 se mantém um dos carros mais práticos no mercado.
RENAULT KANGOO Tal como a sua antepassada carrinha 4L, o Kangoo promete ser imortal, pois está no mercado desde 2007 com pequenas mudanças estéticas.
TOYOTA AVENSIS É raro numa marca japonesa que um modelo seja produzido quase dez anos sem ser substituído, mas apesar de estar num segmento tradicional, continua a ter fãs desde 2009, com a mais recente atualização em 2015.
TOYOTA LAND CRUISER V8 Com um motor Diesel V8, tem pouca procura em Portugal mas mantém-se no catálogo desde 2008 sem necessidade de muitas atualizações.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Na indústria automóvel, os produtos costumam ter ciclos de vida de quatro a oito anos, geralmente com uma ou duas atualizações pelo caminho. É bastante raro que um automóvel consiga durar cerca de uma década com a mesma base técnica e as mesmas formas da carroçaria, mas os modelos que apresentamos aqui são um sucesso de longevidade.

Muitos destes carros também ocupam nichos onde a funcionalidade e acessibilidade é mais importante do que uma aparência nova, enquanto outros sobreviveram por terem uma personalidade difícil de replicar numa roupagem mais recente.