Cidade inteligente já carrega veículos elétricos nos semáforos

09/11/2023

E se conseguir aproveitar cada segundo que está parado no trânsito para carregar a bateria do seu elétrico ou híbrido?

O carregamento wireless, por indução, já é uma realidade, por exemplo, nos smartphones que leva todos os dias consigo para o trabalho. Mas o conceito tem potencial para ser aplicado também ao automóvel que conduz.

A ideia é aproveitar cada momento de paragem no trânsito para carregar baterias, através de sistemas de carregamento sem fios, de alta eficiência e velocidade, que permitem ao veículo elétrico receber a energia enviada por uma placa colocada no solo.

Como solução alternativa, funcionará como um forte empurrão à mudança do paradigma da mobilidade nas cidades. Sendo que o grande atrativo deste sistema reside na sua comodidade, já que evita o transtorno do condutor ter de estar a efetuar ligações físicas do carro à rede, disponível em muitos mais pontos.

Kashiwa, nos arredores de Tóquio, Japão, é a primeira smart city do país a testar um modelo de carregamento por indução para automóveis elétricos, enquanto circulam nas estradas públicas.

O projeto-piloto tem a participação de empresas como a Bridgestone, NSK ou Denso, com a colaboração da Universidade de Tóquio, e consiste num rede de bobines de carregamento instaladas no asfalto, nas zonas de paragem em vários semáforos. Assim, no tempo de espera está a carregar a bateria do veículo.

Em média, é possível recuperar 1 quilómetro de autonomia por cada paragem de 10 segundos.

Os carregadores embutidos na estrada aplicam corrente elétrica somente quando um veículo elétrico ou híbrido plug-in.

Este projeto-piloto vai decorrer até março de 2025.