Como a Tesla cavou a sua sepultura

24/10/2023

Igual a si próprio, sem evitar a polémica, Elon Musk avisa que a Tesla “cavou a sua sepultura” com o Cybertruck. A disruptiva pick-up elétrica encerra desafios enormes para a cadeia de produção e pode mesmo resultar num fracasso ruinoso para a marca.

Sem rodeios, como é seu apanágio, o CEO da Tesla confirmou que a produção da pick-up Cybertruck, apresentada pela primeira vez em 2019, só a partir deste mês de novembro começará finalmente a ser produzida em larga escala. Ultrapassados os vários problemas de desenvolvimento na caminhada que deixou várias críticas à empresa pelo caminho. Quase todos relacionados com os sucessivos adiamentos de modelo que conta já com quase dois milhões de encomendas.

Mas o pior é que a marca tem ainda pela frente “enormes desafios”, que obrigam a travar as elevadas expetativas iniciais. Elon Musk comentou mesmo que o Cybertruck é o tipo de projeto que pode perfeitamente condenar a Tesla ao fracasso. O desenho único do veículo e os materiais e tecnologias que incorpora atrasa todo o processo de fabrico.

“Projetar um protótipo exige muito esforço. Mas a dificuldade de passar de um protótipo à produção em massa é 10.000% mais difícil”, explicou Musk. “Haverá enormes desafios para atingir o volume de produção com o Cybertruck e, em seguida, para tornar o fluxo de caixa do Cybertruck positivo”.

Ainda citado pelo The Verge, o CEO da Tesla disse não ter dúvidas que o objetivo de produção de 250.000 exemplares/ano será para cumprir a partir de 2025, logo que os atuais problemas produção sejam solucionados com a implementação daquilo que descreve como técnicas de produção inovadoras. Mas, numa primeira fase, o construtor não será capaz de satisfazer essa demanda, o que significa deixar ainda muitos clientes à espera.

“Quero dizer que criamos a nossa sepultura com o Cybertruck”, acrescentou.