Como fica a bateria de um Tesla depois de 200.000 km

19/10/2023

Proprietário publicou os dados do estado de degradação da bateria do seu Tesla Model 3.

Depois da autonomia e do carregamentos, a degradação das baterias é, provavelmente, a maior preocupação para quem está a ponderar trocar o seu automóvel a gasolina ou Diesel por outro 100% elétrico.

Também por isso os construtores trabalham ativamente para tranquilizar os seus potenciais clientes, nomeadamente através da oferta de planos mais extensos de garantias.

Um proprietário norte-americano de um Tesla acaba de demonstrar como conseguiu manter a bateria do seu veículo em ótimo estado ao fim de cinco anos, durante os quais percorreu 217.000 quilómetros.

Andy Slye usou o seu canal de YouTube para divulgar uma espécie de diário de bordo do Model 3 que adquiriu em 2018 e como foi possível preservar 95% da capacidade da bateria.

Os dados foram registados na aplicação para smartphone ‘Tessie’, tomando como ponto de partida uma capacidade útil de 75,2 kWh no momento em que o veículo foi adquirido, há cinco anos.

Atualmente, o registo é de 66,2 kWh, estimando-se uma redução de 8 a 11% da sua capacidade total.

Qual o truque? De acordo com o youtuber, “a pior coisa que pode fazer como proprietário de um Tesla é ignorar a parte mais cara do seu carro: a bateria. Ela não apenas determina a distância que pode percorrer, que é sem dúvida a característica mais importante de qualquer carro elétrico, mas a bateria também tem um enorme efeito no valor real do carro, então é absolutamente necessário cuidar dela. No entanto, a única coisa que realmente pode fazer para cuidar da bateria como proprietário é otimizar o carregamento”.

A maioria dos carregamentos foram realizados em casa, com um carregador de Nível 1 (120 Volts) ou Nível 2 (até 240 Volts), e estabelecendo sempre o limite de carga na configuração do modelo. Não é necessário carregar o seu veículo até aos 100% para poder conduzir com tranquilidade. Um carregamento de 20-80% é mais do que suficiente para recuperar cerca de 300 km, dependendo do modelo. Depois, usar o carregamento rápido regularmente pode danificar prematuramente a bateria.

 

O relatório completo e as dicas de utilização no vídeo abaixo: