Covid-19: Veículo avariado durante Estado de Emergência? E agora?

10/04/2020

Assistência em viagem aos condutores continua em funções, embora o volume do tráfego automóvel tenha caído para mínimos históricos, durante o período de quarentena provocado pelo coronavírus.

As ordens são para ficar em casa e evitar deslocações que não sejam absolutamente necessárias. Mas e o que acontecerá se, numa das viagens excecionais, contempladas, de resto, pelo Estado de Emergência, o veículo tiver uma avaria e tiver de parar. Será que os serviços de assistência atuam durante este período?
A intensidade do tráfego de veículos particulares caiu mais de 60% durante os primeiros dias do Estado de Emergência e 90% durante as restrições à circulação determinadas pelo Governo no período da Páscoa, que, tradicionalmente, leva a um aumento do tráfego.

Ora, com um volume de tráfego mínimo, os serviços de assistência na estrada têm muito menos trabalho em mãos, mas continuam, ainda assim, a exercer as suas funções, durante a o período de quarentena, uma vez que são considerados como “serviços essenciais”.

Por outras palavras, caso o automóvel tenha uma avaria, o proprietário continuará a contar com o apoio especializado e, porventura, com o respetivo reboque. No entanto, a assistência poderá ser distinta, caso a avaria for complexa e necessite de ser reparada numa oficina. Apesar de estas casas serem, também elas, consideradas “serviços essenciais”, nem todas se encontram, neste momento, a funcionar, devido ao coronavírus. Por isso, a escolha terá de recair apenas numa das que mantenha as portas abertas, o que obrigará, porventura, a não fazer a reparação na oficina habitual.