A Dacia recebeu luz verde do Grupo Renault para acelerar o processo de eletrificação da sua gama e sabe-se agora que o primeiro modelo deverá chegar aos principais mercados europeus em 2021 ou 2022. Ainda com nome provisório, o Dacia Urban City Car está previsto no programa de futuros lançamentos do consórcio para os próximos dois anos, faltando apenas confirmar se será automóvel híbrido ou 100% elétrico. E a chegada de uma nova geração de propulsores aos modelos da marca romena do Grupo Renault não deverá representar o abandono da fórmula de simplicidade e racionalidade que destacou os produtos do fabricante.

Estas foram ‘pistas’ deixadas na reunião de apresentação dos resultados financeiros do Grupo em 2019, e que abrem portas a especulações em torno de uma aposta nume versão revista e atualizada do Renault City K-ZE, elétrico que está em comercialização no mercado chinês, por preço que ronda os 8.000 euros.

O City K-ZE utiliza um motor com potência de 44 cv, associado a conjunto de baterias que autoriza autonomia para cerca de 250 quilómetros entre carregamentos. Números modestos, mas que fazem sentido para um veículo com vincada vocação urbana. Com os especialistas a estimarem um preço a rondar os 11.000 euros no Velho Continente, este elétrico com emblema da Dacia seria facilmente o mais acessível do mercado.