Publicidade Continue a leitura a seguir

Temperaturas sobem: Aproveitar o bom tempo com descapotáveis bons e baratos

Fiat 500 C O pequeno 500 é um dos sucessos mais representativos da Fiat nos últimos dias, mantendo-se ainda hoje como um dos modelos mais bem-sucedidos da companhia de Turim apesar das pequenas diferenças desde o momento do lançamento da nova geração, em 2006. A versão cabrio – 500 C – já permite aproveitar dos prazeres do verão a custo muito contido, sendo fácil de se encontrarem unidades em segunda mão entre os 10 mil euros e os 13 mil euros consoante o ano. Os mais antigos conseguem encontrar-se abaixo dos dez mil euros. Já os Abarth são outra 'conversa'...
Mercedes-Benz SLK Um modelo incontornável em qualquer lista de descapotáveis acessíveis, pertencendo-lhe a estreia do sistema de tejadilho rígido-retrátil no modelo de 1996. Desde então, esta tecnologia ganhou notoriedade e disseminou-se por outras marcas que fizeram deste modelo um sucesso relevante. Atualmente, denomina-se SLC (embora o seu futuro seja ainda incerto), pelo que a escolha de uma unidade em segunda mão pode ser interessante, até porque existem versões a gasolina e Diesel com custo relativamente baixo. Um SLK de primeira geração pode ter um custo tão baixo como os dez mil euros, com os de segunda geração a subirem já para valores em redor dos 20 mil euros.
BMW Z3 Tal como o Mercedes-Benz SLK, o Z3 também tratou de marcar a sua época, propondo um visual mais agressivo e comportamento desportivo que é tradicional da marca bávara. Configuração de dois lugares e motor dianteiro com tração traseira, o Z3 foi o primeiro modelo de linhagem Z a ter produção em massa por parte da BMW. A primeira geração, iniciada em 1995 e válida até 2002, encontra-se por valores abaixo dos dez mil euros.
Mazda MX-5 NC A terceira geração daquele que é o roadster mais vendido do mundo, o NC, prosseguiu a linhagem de sucesso deste modelo, embora a variante NC seja vista pelos adeptos da marca como um MX não tão interessante como as duas gerações anteriores (as NA e NB). No entanto, enquanto roadster de condução desportiva, os MX-5 produzidos entre 2006 e 2015, são opções profundamente válidas e fiáveis, valendo-lhe assim um registo de preços entre os 11 mil e os 20 mil euros, dependendo do ano de fabrico.
Honda S2000 Um dos modelos mais valorizados da Honda em termos de mercado de usados. Este descapotável de dois lugares surgiu para honrar o 50º aniversário da companhia nipónica e, fruto do seu motor 2.0 VTEC de 240 CV e tração traseira, depressa ganhou fama pelo seu comportamento dinâmico de eleição – mesmo que a versão de lançamento exigisse mais dotes ao condutor... A procura por este modelo atmosférico é ainda muito elevada, fazendo com que os seus preços não baixem dos 20 mil euros (mais comum é vê-los em redor dos 25 mil euros). Ainda assim, atendendo ao seu carisma... os sorrisos estão mais do que garantidos.
Volkswagen Beetle Cabrio Modelo com um legado histórico indissociável, o Beetle de nova geração trouxe consigo igualmente uma variante descapotável, que lhe proporcionou uma imagem jovial e irreverente. Disponíveis em versões a gasolina e Diesel o Beetle de nova geração encontra-se no mercado de segunda com preços muitos díspares consoante o ano de lançamento, havendo unidades abaixo dos dez mil euros, mas também outras em redor dos 25 mil euros no caso das mais recentes.
Peugeot 308 CC Atenta ao sucesso do SLK/SLC, a Peugeot procurou democratizar a solução de tejadilho rígido-retrátil, primeiro no 206 e, mais tarde nos 307 e 308, aos quais se acoplou a designação CC (Coupé Cabriolet). Lançado no ano de 2009, o 308 CC proporcionava funcionalidade para os ocupantes e para o dia e também o prazer de viagens a céu aberto, um pouco como as gerações contemporâneas dos Volkswagen Golf, Ford Focus, Opel Astra e Renault Mégane. Os preços para este Peugeot podem variar entre os 12 mil e os 20 mil euros, uma vez mais, consoante o ano de venda.
Porsche Boxster Muita gente desconsiderou o Boxster como um modelo que não estaria à altura dos pergaminhos da marca alemã, conhecida pelo seu icónico 911. Contudo, o sucesso do Boxster mostrou que a Porsche estava certa ao propor um modelo de custo mais reduzido e acessível, dando a mais gente a possibilidade de ter carro do fabricante de Estugarda. Da primeira geração, até 2002, é fácil encontrar unidades até aos 20 mil euros. Os de segunda geração já têm mais valor no mercado de usados, encontrando-se algumas unidades por valores entre os 25 mil e os 35 mil euros.
Alfa Romeo Spider O estilo da Pininfarina foi retomado para a década de 2000 com um cabriolet tipicamente Alfa Romeo, propondo elegância e desportividade em doses iguais. Com motorizações a gasolina de 185 CV, 200 CV e 260 CV e uma Diesel de 200 CV (2.4 JTD), o Spider mantém o seu carisma intacto, não só pelo visual, mas também pelo comportamento dinâmico. As unidades em segunda mão podem valer entre os 15 mil e os 25 mil euros.
Audi TT O Audi TT revelou-se um modelo de sucesso da Audi assim que chegou aos concessionários no final do milénio passado. Disponíveis em diferentes configurações – incluindo a Roadster –, o TT diferenciou-se pelo desenho compacto e pela utilização cada vez mais extensa de alumínio ao longo das suas diferentes gerações. Com dois lugares a bordo e a qualidade de construção usual da Audi, o TT Roadster promete viagens descomprometidas, podendo-se encontrar hoje unidades à venda de todas as gerações com preços que vão desde os 10.000€ (primeira geração) até à casa dos 30.000€ (última geração).

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os meses que antecedem o verão costumam fazer sonhar aqueles que gostam de viagens pelas marginais costeiras em dias soalheiros. A chegada da pandemia de Covid-19 pode retirar alguma da liberdade, mas não impede o sonho acessível de conduzir a céu aberto.

Usualmente, seria de pensar que ter um descapotável é dispendioso e que não estará ao alcance de qualquer um. Contudo, há sempre a possibilidade de recorrer ao mercado de usados, comummente apelidado de segunda mão, para se ter acesso a uma série imensa de modelos descapotáveis a custo acessível.

Para facilitar, escolhemos uma lista de potenciais ‘candidatos’ à sua bolsa, recorrendo a sites de veículos em segunda mão para enquadrar os preços aqui referidos. Os modelos escolhidos não são exaustivos nem pretendem abordar a totalidade de opções, mas são apenas alguns exemplos de modelos de grande sucesso que são agora acessíveis a um maior número de bolsas.