Durante o ano transato, foram abatidos, em território nacional, 111.112 automóveis, ao abrigo do programa Veículos em Fim de Vida (VFV). Estes números representam uma “taxa de recolha” de 78,1% e um aumento de 11,8% em comparação com 2018, por parte da Sociedade de Gestão de Veículos em Fim de Vida, Lda.
Nos VFV recebidos a nível nacional, mantém-se a tendência de aumento da idade média nos 22 anos, o que reflete o envelhecimento do parque automóvel nacional.
À semelhança dos anos anteriores, o Opel Corsa foi o modelo com mais unidades entregues para abate, atingindo cerca de 8,2% do volume total, seguido pelos Renault Clio e Fiat Punto. Em termos de reaproveitamento dos materiais dos VFV, o ano de 2019 ficou ainda marcado pelo melhor resultado de sempre registado nesse particular, tendo sido alcançada uma taxa de reutilização/reciclagem de 88% e de reutilização/valorização de 96,5% (peso médio de cada VFV que é reaproveitado).
Objetivos alcançados
Com estes números, ultrapassaram-se, largamente, os objetivos de reutilização/reciclagem (85%) e de reutilização/valorização (95%) previstos na legislação comunitária. Paralelamente a estes resultados, refira-se que a Valorcar concluiu a campanha para avaliação do teor metálico médio dos VFV e o seu processamento em Portugal. Nesta campanha, que contou com o apoio da 3Drivers, foram realizados ensaios de desmantelamento e fragmentação de VFV, que envolveram a participação dos seguintes operadores da rede Valorcar:
Os resultados obtidos permitiram ainda apurar um teor metálico médio de 74,97%, valor que deverá passar a ser utilizado na avaliação dos objetivos de reciclagem e valorização dos VFV no nosso país.