EMEL: Não se esqueça de meter moedinha nos parquímetros

11/05/2020

A EMEL volta hoje a fiscalizar os seus parques e parquímetros. Desde 16 de março que os condutores não tinham de meter moedas. Só os veículos do Serviço Nacional de Saúde continuam com estacionamento gratuito até dezembro de 2020.

Se está habituado a deixar o seu automóvel estacionado num parquímetro, sem se preocupar em colocar moeda, durante esta pandemia, o melhor será, a partir de hoje, não se esquecer de o fazer. Segundo a Empresa Municipal da Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), que suspendeu a sua atividade de fiscalização no dia 16 de março, hoje, 11 de maio, regressa a fiscalização dos parquímetros e parques sob sua gestão. E com esta, os bloqueamentos e as multas aplicadas aos infratores.

De acordo com o comunicado da EMEL, “o estacionamento gratuito dos veículos de residentes com dístico válido (e a todos os a quem já tenha sido garantido acesso) no conjunto dos parques de estacionamento da EMEL, até ao dia 30 de junho”. A empresa lisboeta revela ainda a “manutenção da extensão automática de todos os dísticos atribuídos até junho de 2020, ou até junho de 2021 para dísticos renovados a partir de 1 de março”. Paralelamente, a EMEL assegura a criação de um processo interno com vista a “processar com urgência pedidos de dísticos novos, como forma de resposta aos residentes que porventura possam não ter solicitado o dístico, até ao momento, e que estejam interessados em fazê-lo”. O atendimento presencial, de resto, acontece dia 1 de junho.

As equipas de saúde das unidades do Serviço Nacional de Saúde, por sua vez, continuarão a ter direito a “estacionamento gratuito até dezembro de 2020”.