Este Fiat 8V foi vendido novo a Briggs Cunningham

18/09/2023

O Fiat 8V, também conhecido por Otto Vu, foi um automóvel desportivo produzido pela marca italiana de 1952 a 1954 em números bastante reduzidos, numa produção de apenas 114 exemplares. Foi desenvolvido por Dante Giacosa e pelo designer Luigi Rapi, não partilhando qualquer componente com outro automóvel Fiat, exceptuando o diferencial; utilizava, no entanto, várias peças produzidas pela Siata, como o seu chassis tubular. Foi apresentado no Salão de Genebra de 1952, e foi denominado por 8V pois a Fiat julgava que a Ford detinha os direitos sobre a sigla “V8”.

Como o nome indica, estava equipado com o motor V8 Tipo 104, que tinha sido desenvolvido para uma berlina de luxo destinada ao mercado norte americano, mas que nunca chegou a ver a luz do dia. Com um ângulo de 70 graus, este motor tinha uma cilindrada de 2,0 litros e estava equipado com dois carburadores duplos Weber 36 DCF 3. Na sua primeira versão, tinha uma taxa de compressão de 8.5:1, e desenvolvia 105cv às 5.600rpm, atingindo os 190km/h de velocidade máxima. Já na segunda, o motor contou com uma afinação da distribuição diferente e a potência subiu para os 115cv às 6.000rpm. Por fim, na última evolução do motor a taxa de compressão passou para os 8.75:1 e a potência subiu para os 127cv às 6.600rpm. Acoplado ao motor, estava uma caixa manual de quatro velocidades. A suspensão era totalmente independente nas quatro rodas e a travagem estava a cargo de travões de tambor.

Como era habitual na época, e devido à sua carroçaria semi-monocoque, as várias carrozzerias italianas produziram diferentes carroçarias para o Fiat 8V. Enquanto que dos 114 exemplares produzidos, 34 receberam carroçarias do próprio Dipartimento Carrozzerie Derivate e Speciali da Fiat e foram produzidos nas instalações da Siata, os restantes foram construidos por outras carrozzerias, como a Zagato, a Vignale, a Ghia, entre outras.

A Ghia levou o 8V a outro nível, no que ao desenho diz respeito, inspirando-se na Jet Age, nascendo o Fiat 8V Supersonic, com um desenho bastante arrojado e futurista, a cargo de Giovanni Savonuzzi. No total, apenas 14 exemplares foram produzidos.

Presente neste artigo está o Fiat 8V Supersonic com o chassis número 43, que foi vendido novo a Briggs Cunningham através do concessionário americano Howard “Dutch” Darrin, de Nova Iorque, que também tinha encomendado uma outra unidade à Ghia, com o chassis número 39. Estes dois automóveis foram entregues em Dezembro de 1953, e têm a particularidade de estar equipados com dois faróis auxiliares na grelha e de não terem para-choques.

Cunningham adquiriu o automóvel enquanto fez o test drive na pista de Sebring e manteve-o até 1959, altura em que o vendeu a um residente na Califórnia. Após passar por diversos proprietários e de ter mudado a cor para vermelho, além de ver o seu motor original substituído por um V8 Chevrolet, chegou às mãos do coleccionador Jarl de Boer, que o restaurou até à sua forma original, incluindo a cor e a mecânica. O motor não era o original do chassis, mas aquando da venda de Boer a Paul Sable, este conseguiu encontrar o bloco original e procedeu à sua montagem no automóvel.

Foi levado a leilão, através de um evento levado a cabo pela RM Sotheby’s em Monterey, nos passados dias 17 a 19 de Agosto, sendo vendido por 2,26 milhões de dólares, cerca de dois milhões de euros.

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