Europa contra-ataca: 7 carros baratos para combater os chineses

29/10/2023

A eletrificação abriu as portas para a chegada de um grande número de marcas chinesas aos mercados a ocidente, que confirmam o momento pujante da indústria automóvel naquele país asiático, cada vez com mais relevância em todo o mundo.

Na Europa, os grandes grupos como a Stellantis, consórcio que agrega as marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot, entre outras, sob a liderança do português Carlos Tavares, aceleram a criação de estratégias para responder à ofensiva que vem da China, assente numa política de preços baixos e não só.

O grupo europeu está a desenvolver quatro plataformas distintas que permitirão cobrir praticamente todos os segmentos de veículos 100% elétricos, as STLA Small, STLA Medium e STLA Large, em combinação com vários tamanhos de baterias, nas configurações de duas ou quatro rodas motrizes, além da STLA Frame, arquitetura dedicada aos furgões e grandes SUV. No conjunto, estas bases deverão servir cerca de dois milhões de veículos por ano.

Mas, fundamental para a estratégia de produto da Stellantis será igualmente a Smart Car, nova plataforma desenhada para carros mais económicos.

Plataforma inteligente

O Citroën ë-C3 é desenhado em França e construído na fábrica de Trnava na Eslováquia e utiliza pela primeira vez a plataforma global “Smart Car” da Stellantis, concebida de raiz para veículos totalmente elétricos, mas que ainda pode acolher motorizações a combustão.

A mesma base rolante servirá a vindoura geração do Fiat Panda, com lançamento programado para julho de 2024.

A Fiat apostará numa abordagem “menos é mais” para reinventar o seu icónico Panda, inspirado no protótipo Centoventi de 2019. E, de acordo com Olivier François, diretor-geral da marca, citado pelo La Repubblica de Itália, a Fiat “pode e deve desenvolver uma solução que desafie os chineses”, propondo um carro elétrico a “um custo inferior” ao da concorrência.

O mesmo defende o responsável pela Smart Car, Renaud Tourte, ao confirmar em entrevista Automotive News que estão atualmente estão a ser desenvolvidos no grupo cerca de sete automóveis com esta nova plataforma.

Na Citroën, além do e-C3, espera-se ainda pelo anúncio do lançamento de uma nova geração do C3 Aircoss, também eletrificada e com até sete lugares, por um preço muito competitivo.

Oferta abaixo dos 20.000 €
As primeiras unidades do novo Citroën ë-C3 serão entregues no segundo trimestre de 2024, com um preço de 23 300 euros para a versão “You”, com motor de 113 cv e uma bateria LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 44 kWh, para uma autonomia que pode ir até 320 km (WLTP).

Em 2025 chega um ë-C3 com uma bateria mais pequena e apenas 200 quilómetros de autonomia por 19.990 euros.

Europeu ‘made in’ China
Apesar dos planos para a produção na Europa de uma nova geração de automóveis elétricos acessíveis, a resposta da Stellantis à ofensiva chinesa na Europa vai fazer-se também de dentro para fora.

O consórcio anunciou um investimento de 1.5 mil milhões de euros na chinesa Leapmotor, tornando-se acionista estratégico (cerca de 20% de participação) com vista a acelerar a expansão da marca chinesa.

O acordo também prevê a criação da Leapmotor International, uma joint venture liderada pela Stellantis (51%/49%) que tem direitos exclusivos para a exportação e venda, bem como para o fabrico, de produtos Leapmotor fora da ‘Grande China’.

Por seu turno, a Stellantis pretende aproveitar o ecossistema de veículos elétricos altamente inovador e rentável da Leapmotor na China para ajudar a cumprir os principais objetivos de eletrificação do Dare Forward 2030, com a possibilidade de explorar ainda mais sinergias mutuamente benéficas. A joint venture espera iniciar as exportações no segundo semestre de 2024.

Nos próximos três anos, espera-se que o plano de produtos da Leapmotor cubra toda a gama de segmentos de A a E, com base numa arquitetura técnica com três plataformas altamente escaláveis com grupos propulsores BEV e EV com extensor de autonomia.