Na Europa, os grandes grupos como a Stellantis, consórcio que agrega as marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot, entre outras, sob a liderança do português Carlos Tavares, aceleram a criação de estratégias para responder à ofensiva que vem da China, assente numa política de preços baixos e não só.
O grupo europeu está a desenvolver quatro plataformas distintas que permitirão cobrir praticamente todos os segmentos de veículos 100% elétricos, as STLA Small, STLA Medium e STLA Large, em combinação com vários tamanhos de baterias, nas configurações de duas ou quatro rodas motrizes, além da STLA Frame, arquitetura dedicada aos furgões e grandes SUV. No conjunto, estas bases deverão servir cerca de dois milhões de veículos por ano.
Mas, fundamental para a estratégia de produto da Stellantis será igualmente a Smart Car, nova plataforma desenhada para carros mais económicos.
Plataforma inteligente
O Citroën ë-C3 é desenhado em França e construído na fábrica de Trnava na Eslováquia e utiliza pela primeira vez a plataforma global “Smart Car” da Stellantis, concebida de raiz para veículos totalmente elétricos, mas que ainda pode acolher motorizações a combustão.
A mesma base rolante servirá a vindoura geração do Fiat Panda, com lançamento programado para julho de 2024.
A Fiat apostará numa abordagem “menos é mais” para reinventar o seu icónico Panda, inspirado no protótipo Centoventi de 2019. E, de acordo com Olivier François, diretor-geral da marca, citado pelo La Repubblica de Itália, a Fiat “pode e deve desenvolver uma solução que desafie os chineses”, propondo um carro elétrico a “um custo inferior” ao da concorrência.
O mesmo defende o responsável pela Smart Car, Renaud Tourte, ao confirmar em entrevista Automotive News que estão atualmente estão a ser desenvolvidos no grupo cerca de sete automóveis com esta nova plataforma.
Oferta abaixo dos 20.000 €
As primeiras unidades do novo Citroën ë-C3 serão entregues no segundo trimestre de 2024, com um preço de 23 300 euros para a versão “You”, com motor de 113 cv e uma bateria LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 44 kWh, para uma autonomia que pode ir até 320 km (WLTP).
Em 2025 chega um ë-C3 com uma bateria mais pequena e apenas 200 quilómetros de autonomia por 19.990 euros.
Europeu ‘made in’ China
Apesar dos planos para a produção na Europa de uma nova geração de automóveis elétricos acessíveis, a resposta da Stellantis à ofensiva chinesa na Europa vai fazer-se também de dentro para fora.
O consórcio anunciou um investimento de 1.5 mil milhões de euros na chinesa Leapmotor, tornando-se acionista estratégico (cerca de 20% de participação) com vista a acelerar a expansão da marca chinesa.
Por seu turno, a Stellantis pretende aproveitar o ecossistema de veículos elétricos altamente inovador e rentável da Leapmotor na China para ajudar a cumprir os principais objetivos de eletrificação do Dare Forward 2030, com a possibilidade de explorar ainda mais sinergias mutuamente benéficas. A joint venture espera iniciar as exportações no segundo semestre de 2024.
Nos próximos três anos, espera-se que o plano de produtos da Leapmotor cubra toda a gama de segmentos de A a E, com base numa arquitetura técnica com três plataformas altamente escaláveis com grupos propulsores BEV e EV com extensor de autonomia.