No início do ano, usou as redes sociais para protagonizar acesa ‘picardia’ com Elon Musk, depois do patrão da Tesla ter classificado como “tremendamente estúpida” a solução da célula de combustível (fuel cell). Glickenhaus desafiou imediatamente Musk a produzir uma versão da pick-up elétrica Cybertruck capaz de bater um seu todo-o-terreno movido a hidrogénio na Baja 1000, na Península de Baixa Califórnia. Mas não ficou por aqui…
Entre os projetos na calha para revolucionar a mobilidade elétrica está também um superdesportivo com sistema de propulsão a hidrogénio, com números… promissores. Chama-se SCG 009 Concept e está pensado para percorrer a distância entre as cidades de Nova Iorque e Los Angeles com um único depósito de combustível, qualquer coisa como 4490 km! De acordo com o construtor, o ‘pack’ de pilha de combustível está colocado sobre o trem posterior, para ‘alimentar’ dois motores elétricos, um por eixo.
Se os números revelados são impactantes, tendo em conta que Glickenhaus não é homem de promessas vãs, também a estética está a criar sensação, misturando elementos do estilo de modelos icónicos como o Mercedes C-111, o Lancia Stratos HF Zero ou o Ferrari 512 S Modulo, incluindo vistosas portas de abertura asa de gaivota para o acesso ao habitáculo de apenas dois lugares.
