/Glickenhaus promete elétrico com 4.000 km de autonomia

Glickenhaus promete elétrico com 4.000 km de autonomia

James Glickenhaus, produtor de cinema James Glickenhaus, apaixonado pelo automobilismo, dono de uma coleção notável de automóveis e fundador da Scuderia Cameron Glickenhaus, é homem de projetos arrojados, famoso por não voltar a cara a um desafio. E, depois de lançar uma série de carros de competição e algumas versões incríveis de modelos, o nova-iorquino de 70 anos parece agora empenhado em apostar no desenvolvimento e promoção da tecnologia de propulsão a hidrogénio.

No início do ano, usou as redes sociais para protagonizar acesa ‘picardia’ com Elon Musk, depois do patrão da Tesla ter classificado como “tremendamente estúpida” a solução da célula de combustível (fuel cell). Glickenhaus desafiou imediatamente Musk a produzir uma versão da pick-up elétrica Cybertruck capaz de bater um seu todo-o-terreno movido a hidrogénio na Baja 1000, na Península de Baixa Califórnia. Mas não ficou por aqui…

Entre os projetos na calha para revolucionar a mobilidade elétrica está também um superdesportivo com sistema de propulsão a hidrogénio, com números… promissores. Chama-se SCG 009 Concept e está pensado para percorrer a distância entre as cidades de Nova Iorque e Los Angeles com um único depósito de combustível, qualquer coisa como 4490 km! De acordo com o construtor, o ‘pack’ de pilha de combustível está colocado sobre o trem posterior, para ‘alimentar’ dois motores elétricos, um por eixo.

Se os números revelados são impactantes, tendo em conta que Glickenhaus não é homem de promessas vãs, também a estética está a criar sensação, misturando elementos do estilo de modelos icónicos como o Mercedes C-111, o Lancia Stratos HF Zero ou o Ferrari 512 S Modulo, incluindo vistosas portas de abertura asa de gaivota para o acesso ao habitáculo de apenas dois lugares.