Husqvarna Viking 360 que pertenceu a Steve McQueen vai a leilão

05/08/2021

É do conhecimento geral que Steve McQueen era um verdadeiro petrolhead, algo que ficou bem patente na produção do filme Le Mans. Mas, não só de quatro rodas se fazia a paixão de McQueen, já que ele também gostava de motos, tendo inclusivamente competido com elas.

Inicialmente, McQueen utilizava motos da britânica Triumph, que as adaptava para as competições no deserto, onde ele competia no Sul da Califórnia. Foi um grande passo, quando McQueen trocou a Triumph pelo construtor sueco Husqvarna, adquirindo a sua primeira Viking 360 mal viu o piloto de motocross Bengt Åberg a competir com uma, prontamente se ofereceu a ficar com ela.

Com este acontecimento, McQueen fechava um ciclo com a Triumph e iniciava um novo com a Husqvarna, ajudando a própria marca a crescer em popularidade. Esta Viking 360 seria a primeira de muitas motos da marca sueca que McQueen teria ao longo da sua vida.

A Husqvarna Viking 360 foi uma moto idealizada para o motocross, lançada em 1966. Com uma suspensão de todo o terreno, um peso de 97 kg, um motor de um cilindro a dois tempos com 37cv e uma caixa de quatro velocidades, a marca ficaria imbatível nas provas.

Com a Husqvarna a lançar novos e melhores modelos, a Viking 360 foi deixando de ser utilizada. Após a morte de Steve McQueen, a moto foi vendida a diversos coleccionadores, até que em 2014 recebeu o seu merecido restauro, que durou 14 meses. Irá agora a leilão, no evento em Monterey organizado pela RM Sotheby’s de 12 a 14 de Agosto

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.