Iso Rivolta Lele, o raro automóvel italiano com coração americano

04/12/2022

Maurice Mentens sempre teve um carinho especial por automóveis diferentes. Teve na sua posse vários Alfa Romeo, Porsche e até automóveis americanos, quando um dia viu um Iso Grifo, na sua cidade, na Holanda, despoletando a sua paixão pela pequena marca italiana. Infelizmente, a 11 de Setembro de 2001, a sua oficina de restauro de clássicos foi incendiada. Depois deste trágico acontecimento, Maurice começou um novo capítulo na sua vida, mudando-se para Los Angeles. Utilizando os seus conhecimentos, abriu uma nova oficina de restauro de clássicos. Hoje em dia, Maurice é um dos mais conceituados restauradores da Iso, tendo na sua oficina uma vasta gama de modelos italianos raros, desde Iso Fidia e Grifo até Bizzarrini e Monterverdi 375/L.

O Iso Rivolta Lele foi desenhado por Marcello Gandini, quando estava na Bertone, e o chassis desenvolvido por Giotto Bizzarrini. O modelo Lele estava posicionado abaixo do desportivo Grifo e acima do mais prático Fidia e era a resposta da Iso ao Lamborghini Espada, os únicos 2+2 do segmento à venda na época, juntando-se, posteriormente, o Maserati Khamsin e o Ferrari 400. O nome Lele veio de Lele Rivolta, mulher de Piero Rivolta, filho do fundador da Iso, Renzo Rivolta.

Dos 285 exemplares produzidos de 1969 a 1974, cerca de 70 foram para o mercado americano. Originalmente o Lele vinha equipado com um motor Chevrolet V8 de 5358cc com 350cv, quando acoplado à caixa manual de quatro velocidades, ou 300cv, quando acoplado à caixa automática da GM. Em 1970, o motor viu a sua cilindrada aumentada para os 5736cc, não alterando as potências. Em 1972, devido a problemas com a GM, os motores passam a ser os Ford Cleveland V8, com 325cv. A caixa manual mantém-se, mas a automática passa a ser Ford. Em 1973 é lançado o Lele IR6 Sports com 360cv e caixa manual ZF de cinco velocidades.

Este Iso Rivolta Lele está completamente original, incluindo o seu interior em pele preta, exceptuando a cor exterior. Maurice adquiriu este automóvel, no ano passado, a um médico de Los Angeles, que já o tinha contactado quando o Lele foi importado para os EUA em 2007, à procura de peças. No entanto, não foi Maurice que tratou do restauro, mas sim uma outra oficina que o deixou anos esquecido, tendo mesmo retirado peças para vender. Foi então que o médico o decidiu vender, Maurice comprou-o e após algumas reparações, o Lele estava de volta à estrada.

O número de série deste Lele é o 038, tendo sido acabado no dia 24 de Setembro de 1970, ou seja, é um dos primeiros exemplares produzidos. Foi vendido novo em Itália e estava pintado numa cor bordô. O motor que equipa este modelo é um V8 327 (5,4 litros), o mesmo que equipava o Chevrolet Corvette na época. Por estar acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades o motor debita 350cv, sendo um dos 13 produzidos nesta configuração. Ao contrário dos modelos americanos da época, este está equipado com ar condicionado. O design do Lele é complementado com as jantes Campagnolo, produzidas numa liga de magnésio, denominada Elektron.