A Kimera Automobili aproveitou o Salão de Genebra para revelar o EVO38, uma reinterpretação moderna das icónicas máquinas de competição da Lancia, mais concretamente o 037. Motor de combustão em posição traseira central com 600 CV, tração integral e caixa manual são ‘cartões de visita’ deste modelo que nasce para honrar o legado desportivo de Itália.

Revelado em Genebra, onde está ‘escoltado’ por uma ilustre ‘guarda’ de vários outros modelos de competição da Lancia, o EVO38 é apontado como uma demonstração de como teria sido a continuidade dos carros desportivos produzidos em Turim – com esta marca de nicho a escolher até a palavra ‘herdeiro’ – caso a linhagem não tivesse sido interrompida.

Com este espírito, a Kimera Automobili criou o EVO38, um automóvel criado para celebrar e recolher esse testemunho cultural de uma época em que a Itália era conhecida pela sua exuberância competitiva no mundo do automobilismo. Este novo desportivo é uma evolução do EVO37, mas conta com evoluções significativas, como a passagem para a tração integral por via de um sistema moderno de controlo da distribuição e bloqueio eletrohidráulico dos diferenciais.

Este sistema – tal como nos carros do Mundial de Ralis mais sofisticados do início dos anos 2000 – permite calibrar os diferenciais diretamente a partir do cockpit, oferecendo ao condutor a possibilidade de gerir a percentagem de tração dividida entre os eixos dianteiro e traseiro, bem como a possibilidade de gerir o bloqueio do diferencial. Esta solução permite igualmente excluir completamente o diferencial dianteiro, de modo a obter, de facto, um automóvel com tração traseira.

Também a partir do habitáculo e dos comandos no volante, terá a possibilidade de alterar o amortecimento graças a sistema pneumático com tecnologia de ‘lifting’ para enfrentar condições de piso mais difíceis. A suspensão traseira mantém o amortecedor central com dupla mola lateral, como nos Grupo B tradicionais dos anos 1980, enquanto a dianteira aposta num esquema moderno de estilo ‘push-rod’.

Por outro lado, a potência do motor aumentou para cerca de 600 CV graças à melhoria de numerosos componentes: o turbocompressor será maior e funcionará sempre em combinação com o compressor volumétrico com uma gestão mais evoluída e melhorada, não faltando até um sistema com funcionamento ‘anti-lag’. A regulação variável das válvulas garante não só mais potência, mas também um aumento substancial do binário (cerca de 580 Nm) disponível a partir das baixas rotações.

A caixa de velocidades é sempre manual de seis velocidades (com um escalonamento mais curto), embora a marca esteja também a trabalhar numa versão sequencial de atuação eletrohidráulica. Quanto ao peso, o EVO38 mantém-se num patamar ligeiro, em torno dos 1100 kg, com recurso a materiais como a fibra de carbono e o titânio para diversos componentes.

O modelo será produzido em números muito limitados, esperando-se que se torne num objeto de colecionador.

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