Lamborghini Aventador SVJ Roadster: O medo não passa de moda

01/09/2023

POR HUGO REIS

Desde o lançamento do Miura, que grande parte da mística da Lamborghini passa por criar automóveis cuja performance intimida. O Aventador SVJ é um dos expoentes máximo dessa filosofia, de entre os modelos mais recentes da marca.

O Aventador saiu de produção em Setembro de 2022 e o seu substituto, o Revuelto, ainda não chegou ao mercado. Assim, é o mais recente da linhagem de supercarros V12 da Lamborghini e sucessor do Murciélago e, alegadamente, será o último a depender exclusivamente de um motor atmosférico, já que o sucessor é híbrido.

Do ponto de vista estético, o Aventador segue o padrão iniciado pelo Countach. Desta feita, as linhas são novamente da autoria de um italiano, Filippo Perini, sendo mais tarde actualizadas pelo alemão Mitja Borkert, actual director de design da Lamborghini.

O Aventador é o primeiro modelo da linhagem construído com uma monocoque em carbono e o primeiro a usar um V12 que não é uma derivação do “eterno” motor Bizzarrini. Apesar disso, a arquitectura de base é semelhante, com o V a 60° e a mesma capacidade de 6,5 litros do Murciélago. Como a designação indica, o LP 700-4, versão inicial do modelo, oferecia 700cv tendo como sucessor Aventador S, LP 740-4.

Apresentado em Pebble Beach em 2018, o SVJ (Super Veloce Jota) é uma série limitada a 900 unidades, focada na melhoria dinâmica e no uso em pista. O motor debita 770cv – a umas impressionantes 8500rpm – graças a um novo sistema de escape em titânio, um volante de motor mais leve e uma programação específica. A transmissão está a cargo de uma caixa manual robotizada com sete velocidades e os travões são carbo-cerâmicos.

O uso de vários componentes em fibra de carbono e titânio, fez baixar o peso em 50kg face à versão de base. Igualmente relevante é a aerodinâmica activa (sistema ALA) que abre e fecha aletas de forma assimétrica no spoiler e asa traseira, para fazer com que o ar ajude o SVJ a curvar. O sistema funciona também em articulação com a direcção às quatro rodas.

Em Julho de 2018, um SVJ deu uma volta ao circuito Nürburgring Nordschleife em 6:44.97 minutos, batendo o recorde de automóveis de produção, que antes pertencia ao Porsche 911 GT2 RS.

Este automóvel pode ser visto na exposição “Lamborghini: 60 anos a cortar o vento“, patente no Museu do Caramulo, podendo ser visitada até ao dia 17 de Setembro, todos os dias, entre as 10:00 e 18:00.

Fotografias: Joel Araújo

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