Já arrancou o processo de registos das novas matrículas em Portugal, passando ao novo formato de dois grupos de duas letras intercalados por conjunto de dois algarismos.

De acordo com fonte do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a placa com a sequência AA 01 AA já tem dono, pertence a um automóvel elétrico e ficou reservada pelo IMT para memória futura.

Curiosamente, segundo informações daquele instituto, também a última matrícula da série anterior, com a sequência 99-ZZ-99, foi atribuída a um automóvel elétrico, encerrando modelo estreado em 25 de maio de 2005, e permitiu a emissão de registos para mais de cinco milhões de veículos.

Nas novas matrículas, que já não incluem os traços entre os grupos de letras e números, deixam de e existir também as referências ano e mês do registo do veículo. Segundo o IMT, estes são “elementos que não fazem parte do número da matrícula dos veículos e não são um elemento relevante para a sua identificação, sendo Portugal o único país dos 28 Estados-membros da União Europeia que apresentava estes elementos na respetiva chapa de matrícula”.