No primeiro mês do ano, as vendas de automóveis novos em Portugal desceram 8,5 por cento, face a janeiro de 2019.

No mercado nacional venderam-se 17.504 viaturas matriculadas no primeiro mês de 2020, menos do que no mesmo período do ano passado. Segundo os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o segmento dos ligeiros de mercadorias foi o que mais caiu, ao diminuir 11%. Nos veículos ligeiros de passageiros, o segmento mais importante do mercado, a quebra foi de 8%, com 14.423 automóveis entregues até ao último dia de janeiro.

Entrada de leão

No que diz respeito à performance de cada fabricante, destaque para a francesa Peugeot, que liderou as vendas de automóveis ligeiros de passageiros no primeiro mês de 2020. A marca do leão entrou o ano a matricular 1605 unidades, o que significa um abrandamento de 10% face ao melhor registo em 2019, mas suficiente para garantir o primeiro lugar no pódio. Imediatamente atrás, seguem Mercedes (1461) e Renault (1330), a marca alemã a registar aumento de 10,3% face a janeiro do passado.

Mitsubishi (a subir 34%, com 193 unidade vendidas) e Skoda (36%; 121) foram os fabricantes que registaram maior crescimento homologo. As vendas de Kia (a descer 35%) e Mazda (-52,7%) foram as que registaram maior abrandamento face a janeiro do ano passado.