A Mercedes-Benz revelou o protótipo daquele que será mais um futuro modelo elétrico da família EQ, mais vocacionado para as famílias que dão grande importância às viagens de lazer, o EQT. Este é o prelúdio para o novo Classe T e para o seu correspondente modelo elétrico, cuja chegada ao mercado está prevista para 2022.

A marca alemã adianta que este modelo tem um desenho já próximo ao final, combinando versatilidade e espaço para até sete ocupantes com uma volumetria da bagageira bastante ampla, recorrendo ainda aos conceitos de conforto, tecnologia e requinte pelos quais a Mercedes-Benz é reconhecida, lê-se em comunicado, replicando, de certa forma, o mesmo percurso feito pela Classe V como modelo para atividades de lazer em família.

O design do EQT Concept voltou a ser concebido por Gorden Wagener, diretor de design do Grupo Daimler, para quem este protótipo remete, logo à primeira vista, para o universo dos modelos elétricos da Mercedes-Benz, graças a uma evolução da linguagem de estilo ‘Sensual Purity’. Em destaque está o grande painel negro na dianteira com luzes LED integradas, ocultando as diversas pequenas estrelas que a compõem e que quase passam despercebidas. As jantes de 21 polegadas preenchem as grandes cavas das rodas, havendo na traseira uma tira de luz LED a ligar os dois farolins. Em combinação com a tonalidade de preto brilhante da traseira, o contraste resulta particularmente bem.

Com quase cinco metros de comprimento (4945 mm) e portas deslizantes em ambos os lados, o Concept EQT promete maior facilidade de acesso à terceira fila de bancos, além de permitir que três cadeirinhas de bebé sejam montadas na segunda fila.

Já o interior representa um lado emocional e esteticamente apelativo que a marca aplica também no exterior com contrastes entre preto e branco, com os bancos revestidos a couro nappa branco. A parte superior do painel de instrumentos tem o formato de uma asa, fundindo-se de forma natural com o tablier para uma aparência elegante. Na parte superior do tablier há igualmente um compartimento de arrumação semi-fechado para guardar objetos ou documentos.

Além da cor ambiente que transmite diferentes emoções, o EQT Concept conta ainda com o sistema de infoentretenimento MBUX de última geração, com possibilidade de acionamento por voz e aprendizagem, podendo antecipar-se, por exemplo, a eventuais necessidades do condutor num determinado local com base no historial e comportamentos anteriores. A título de exemplo, se alguém telefonar sistematicamente para uma determinada pessoa às sextas-feiras ao final do dia, o sistema irá sugerir esse número no ecrã no respetivo dia da semana. As informações do trânsito em tempo real e atualizações em tempo real também estão contempladas.
a carregar vídeo

Nota ainda para a elevada versatilidade e funcionalidade, podendo remover ou rebater totalmente a terceira fila de bancos, e pela possibilidade de contar com uma ‘longboard’ (prancha semelhante à de skate) totalmente elétrica que está integrada no espaço de carga do Concept EQT. Concebida também em alumínio, essa prancha para uma abordagem mais radical conta igualmente com um padrão em estrela para um visual mais condizente com a marca germânica. A ideia foi ‘apadrinhada’ pelo skater profissional Tony Hawk, uma das figuras mais conhecidas dos desportos radicais.

O novo Classe T será lançado em 2022, complementando o portefólio da marca nos pequenas carrinhas versáteis, juntamente com a nova geração da comercial Citan, que também chegará este ano com uma versão elétrica a par das equipas com motor térmico.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.