Apresentado recentemente, o novo Nissan Z presta homenagem àquele que foi o primeiro coupé do género da marca nipónica. No entanto, este não será um modelo global. Tal como já havia sido avançado anteriormente, o novo desportivo da Nissan ficará de fora da Europa devido aos regulamentos mais restritivos para as emissões poluentes. Ou seja, este será um ‘fruto proibido’ para os europeus.

Face à imposição de metas cada vez mais rigorosas no que toca às questões ambientais, as marcas vão ‘cortando’ lançamentos no mercado europeu. O mais recente automóvel a ser afetado por esta decisão é o Nissan Z, que será lançado nos Estados Unidos da América (EUA) na primavera de 2022, com o motor de V6 de 3.0 litros capaz de debitar 400 CV. Será o Nissan de gama Z mais potente de sempre. Este bloco poderá ser associado a uma caixa manual de seis velocidades com embraiagem da Exedy inspirada na competição ou a uma automática de nove velocidades com patilhas atrás do volante.

Na Europa, porém, este não será comercializado, com a marca a decidir que o seu impacto na média de emissões de CO2 seria demasiado grande face ao eventual retorno.

Se os europeus não poderão deitar a mão a este coupé desportivo, os americanos poderão fazê-lo no próximo ano. O desenho aproxima-se mais do Datsun 240Z original de 1970, lançado em outubro de 1970, com um capot mais comprido e um perfil manifestamente baixo.

O interior revela uma orientação dos principais comandos para o condutor, com um painel de instrumentos personalizável de 12.3 polegadas, bancos desportivos em couro e um sistema de som da Bose com oito altifalantes.

“Quando lançámos o Z em 1969, tratou-se de uma revolução. Desde então, por mais de 50 anos, a Nissan trouxe estilo, velocidade, fiabilidade e muito mais a milhões de entusiastas por todo o mundo”, referiu Ashwani Gupta, CEO da Nissan.

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