M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Há quem diga que o som do motor de um automóvel pode ser tão belo como qualquer orquestra musical. Mas, por mais atrativo que seja ouvir uma máquina destas a trabalhar, nenhuma tem a mesma sonoridade de David Bowie. O famoso músico britânico, falecido em 2016, era considerado um camaleão nas suas interpretações no palco, assumindo diversas identidades conforme a música que tocava, e foi a inspiração para a criação de um automóvel único.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Desde a infância que Takumi Yamamoto é um grande fã de David Bowie. E foi uma assinatura do músico que o inspirou a tornar-se designer, eventualmente trabalhando na indústria automóvel. Yamamoto achava que o logótipo simplificado ‘db’ lhe lembrava o símbolo de uma marca automóvel, e aí começou uma outra paixão. Desde tenra idade que começou a desenhar carros que o lembrassem de David Bowie, incorporando as suas expressões faciais, linguagem corporal e guarda-roupa extravagante nas formas dos seus automóveis.

Yamamoto acabou por ir trabalhar no Grupo PSA, onde o seu trabalho mais famoso foi o concept car GT by Citroën, que foi incorporado nos videojogos da série Gran Turismo. Quando passou a trabalhar como independente, começou por redesenhar um carro para apresentar a Bowie, mas a morte do cantor fê-lo repensar o conceito como uma homenagem. Para transformar o ‘db’ em realidade, Yamamoto pediu a ajuda ao seu antigo colega na Citroën, Cyrille Ancely, para transformar os seus desenhos num modelo a três dimensões.

Yamamoto e Ancely optaram por usar composições musicais de David Bowie para criar um algoritmo usado no desenho das formas do carro. Finalmente, recrutaram outro colega designer, Alexandre Larnac, que transformou o desenho a três dimensões num modelo realista feito com CGI. O objetivo é mostrar o ‘db’ ao público numa exposição em Paris.

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