O último Ford GT40 vai a leilão

22/05/2021

A leiloeira Gooding & Company vai levar a hasta no próximo mês de junho um exemplar muito especial do Ford GT40, com o chassis P/1085, o último de apenas 105 fabricados entre 1964 e 1969.

Construído com o principal objetivo de contrariar a hegemonia da Ferrari nas pistas na segunda metade da década de 60, o Ford GT40 justifica o estatuto de lenda automóvel com números verdadeiramente incríveis obtidos por cada exemplar a leilão. Este, com o chassis P/1085, não será diferente, uma vez que foi verificado por especialistas e historiadores como sendo o último GT40 a sair da fábrica em 1969.

Originalmente, o modelo foi entregue a Sir Malcolm Guthrie, no Reino Unido, que nunca o usou para competir. Ao contrário, o ‘último dos moicanos’ esteve sempre guardado e preservado intacto, praticamente, desde a produção. O que não impediu um meticuloso trabalho de restauro para esconder os primeiros sinais de desgaste à passagem do tempo, em meados de 2010. Atualmente, o modelo encontra-se em perfeito estado de conservação, com a imaculada carroçaria azul celeste da Gulf Racing, as mesmas jantes de fábrica e travões de discos com pinças de 4 pistões no eixo dianteiro, como os GT40 que venceram as 24 Horas de Le Mans em 1968 e 1969.

A peça de coleção será cabeça de cartaz no evento Geared Online da Gooding & Company, entre os dias 11 e 18 de junho, estimando-se um valor de venda superior a 2 milhões de euros, valor que não se espera mais alto apenas por não dispor de “pedigree” de competição.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.