Pilha de combustível Toyota utilizada para equipar navios

22/06/2023

A tecnologia de pilha de combustível da Toyota enquanto solução modular está a ser aplicada em embarcações marítimas.

 

A Corvus Energy, empresa norueguesa fornecedora de soluções de emissões zero para o setor marítimo, lançou um sistema a hidrogénio (Corvus Pelican) para propulsão das embarcações que inclui quatro módulos de pilha de combustível Toyota num único “armário”.

Este “armário” representa uma evolução na produção de energia segura, limpa e eficiente para embarcações marítimas.

O Sistema de Pilha de Combustível Corvus Pelican é o resultado do projeto de investigação H2NOR, iniciado pela Corvus Energy, empresa que estabeleceu em 2021 uma parceria com a Toyota para acelerar o desenvolvimento e a produção de sistemas marítimos de pilha de combustível de hidrogénio sustentáveis e escaláveis.

Durante os dois anos de desenvolvimento do sistema marítimo de pilha de combustível, a segurança foi o principal ponto de atenção, de acordo com a Toyota. Assim, os módulos de pilha de combustível funcionam em “compartimentos seguros sob pressão”, adequados às condições marítimas, conseguindo-se, igualmente, uma integração eficiente dos tanques no interior do casco do navio.

“Estamos confiantes quanto à fiabilidade das nossas células de combustível, mas a parceria com a Corvus também nos permite expandir ainda mais a nossa tecnologia e assegura uma situação vantajosa para todos, com futuras aprendizagens fundamentais sobre os requisitos marítimos. Além disso, o desenvolvimento das infraestruturas portuárias e a sua ligação à indústria e aos transportes serão de importância crucial para o hidrogénio renovável”, afirma a Toyota.

O fabricante japonês recorda o seu empenho “numa estratégia multi-tecnológica para a neutralidade de carbono no transporte rodoviário, mas também no marítimo. O sucesso depende de uma abordagem holística, que reúna a oferta e a procura de hidrogénio em ecossistemas viáveis para as empresas, com uma aceitação segura do hidrogénio. O setor marítimo e os portos estarão no centro do desenvolvimento do ecossistema.”

Geir Bjørkeli, Diretor Executivo da Corvus Energy, diz que “se quisermos navegar com emissões zero, teremos de fornecer energia limpa num formato diferente. Acreditamos firmemente que o hidrogénio é a escolha natural para rotas mais curtas e de média distância, uma vez que é a forma mais eficiente em termos energéticos. O nível de segurança, bem como a flexibilidade e o design modular irão revolucionar a energia marítima no futuro”. Este responsável da corvus Energy diz que sem as diferentes parcerias, incluindo com a Toyota, “nunca teríamos conseguido colocar um produto tão avançado no mercado tão rapidamente sem este forte consórcio.”