O conceito de velocidade máxima serve, muitas vezes, como baliza legal para a circulação, mas nem sempre é a mais adequada a uma determinada situação ou estado do piso, por exemplo, em condições de chuva intensa. É precisamente por isso que a Continental está a desenvolver uma panóplia de sistemas de assistência que oferecem ao condutor maior segurança.
Num ecossistema integrado de tecnologias, a marca alemã trabalha nos conceitos eHorizon e PreviewESC, cada um com uma finalidade distinta, mas que concorrem para o mesmo efeito – aumentar a segurança dos ocupantes em cada momento.
O sistema eHorizon tira partido dos diversos dispositivos tecnológicos presentes nos automóveis modernos para analisar as condições da estrada por diante. A observação do estado do piso pela câmara dianteira, sensores e pelo sistema de tração (num conjunto que a marca denomina ‘Road Condition Observer’ ou observador das condições da estrada) determina as condições da condução em função da aderência e da velocidade, sendo depois essa informação partilhada com outros veículos equipados com o mesmo sistema em virtude da conectividade ‘car-to-car’ para assim alertá-los da presença de dificuldades na estrada ou de piso escorregadio.
Eis, então, o cenário para a atuação do PreviewESC, que ao analisar os dados e ao compará-los com a velocidade do veículo momentânea, pode emitir um alerta para que reduza a velocidade ou, em caso de desvalorização por parte do condutor, acionar automaticamente os travões, de forma a adequar a velocidade para pisos de chuva, neve ou óleo no asfalto, ao mesmo tempo que coloca os sistemas de segurança como o controlo de estabilidade em máximo alerta.
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