O 911 é um ícone da indústria e um dos mais relevantes na história da Porsche, mas este exemplar pode bater recordes em leilão.

Desde 1963, quando Ferdinand Porsche apresentou ao mundo o 911, como sucessor do 356, (esteve para chamar-se 901, mas a Peugeot tinha registado todas as combinações com um zero a meio…), o icónico desportivo revelou-se em inúmeras versões exclusivas, que tornam praticamente impossível a missão de eleger uma como a mais especial. Mas a mais cara pode estar prestes a conhecer-se, no próximo leilão da Sotheby’s, onde um raríssimo Porsche 911 R de 1968 pode bater um novo recorde.

Na próxima edição da Monterrey Car Week, o clássico da Porsche chegará a hasta por um preço base de 4,5 milhões de dólares (cerca 3,8 milhões de euros), mas os especialistas acreditam que o modelo pode atingir 4,6 milhões de euros a leilão, tornando-se no Porsche de estrada mais caro da história do fabricante, ultrapassando o mítico Porsche 911 GT1 Stradale, que venceu as 24 Horas de Le Mans.

Concebido com o objetivo de ser o mais leve possível, o Porsche 911 R de finais da década de 60 foi criado para competir no Campeonato GT 2.0 da FIA, uma das competições mais atrativas da época.

Painéis em fibra de vidro, janelas substituídas por elementos de plástico, bancos e outros componentes do interior trazidos da divisão de competição eram alguns dos ingredientes da receita de ‘emagrecimento’ do 911 R, que também abdicou de todos os equipamentos considerados supérfluos e montava as características jantes Fuchs de estilo ‘Deep Sixes’ na dianteira e ‘Seven Rs’ atrás.

Tudo somando, o desportivo da Porsche acusava na balança contidos 816 kg.

Não menos relevantes foram as inovações na secção posterior do carro: o motor boxer de 6 cilindros e 210 CV do Porsche 906 foi afinado para oferecer mais 50 CV do que o 911 S.

Problema: as modificações profundas ao 911 de produção não convenceram a FIA, que obrigou a sua inscrição na categoria de protótipos. Sem o sucesso pretendido nas pistas, todos os 20 exemplares produzidos acabaram nas mãos de colecionadores.

Este exemplar com o chassis 11899006R competiu em ralis entre 1968 e 1969, até que sofreu um acidente e acabou vendido. Vários anos e alguns donos depois, o modelo foi alvo de um restauro completo, processo meticuloso que só terminou em 2015 com a ajuda de especialistas da Porsche. Vai a leilão no próximo dia 14 de agosto.

Fotos: Cortesia de Robin Adams/RM Sotheby’s.

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