Portagens: como ficam em 2021?

01/01/2020

Brisa confirma que, em 2021, não existirão alterações às taxas de portagens da principal rede de autoestradas do país.

A empresa anunciou que as 364 taxas de portagem da principal rede rodoviária do país irão manter-se inalteradas, face aos valores praticados em 2020, nos termos legais previstos no respetivo Contrato de Concessão.

A Brisa anunciou ainda o investimento de cerca de 55 milhões de euros na conservação e na renovação de autoestradas, valor que ultrapassa em 3 milhões de euros os investimentos realizados em 2020.

“Este plano de investimento na rede está em linha com a prática da Brisa de realização de obras para melhoria contínua dos níveis de serviço prestado e de segurança rodoviária, bem como de melhoria do conforto e comodidade para os clientes das autoestradas”, pode ler-se no comunicado oficial que lista ainda as principais obras a realizar no novo ano: continuação do alargamento do sublanço Águas Santas-Ermesinde (A4/A3); reformulação do nó de Ermesinde, na A4–Autoestrada Porto/Amarante; beneficiação do pavimento nos Sublanços Torres Novas (A1/A23) – Fátima (A1), Elvas Poente – EN246 (A6) e Montijo – Pinhal Novo (A12); beneficiações localizadas no pavimento nas autoestradas A1/A2/A5; reabilitação de viadutos nas autoestradas A1/A2/A3; estabilizações de taludes nas autoestradas A1/A2/A9; instalações de barreiras acústicas nas autoestradas A1/A2/A4.

Portagens com descontos para bons condutores

As taxas de portagem vão manter-se em 2021, mas a sua utilização pode até ficar mais barata. Em parceria com a Fidelidade, a Via Verde acaba de lançar uma aplicação móvel que premeia os comportamentos responsáveis ao volante. Bons condutores terão acesso a descontos de até 15% no prémio do seguro e em saldo para portagens.

A aplicação Smart Drive é gratuita e passa a estar disponível em Portugal, bastando descarregar a aplicação Smart Drive, recebe automaticamente dez euros em saldo de portagem para utilizar na chamada fase de avaliação. Este tem a duração de 20 viagens ou 500 km, e culmina com a oferta de uma proposta de desconto de até 15% no seguro automóvel da Fidelidade, mediante a pontuação alcançada.

Os clientes da Via Verde que aceitem o contrato de seguro ganham novo crédito de 15% do valor da apólice para usar no pagamento de portagens – todos os meses estão disponíveis ofertas até 32 euros em saldo de portagem.