Semáforos com inteligência artificial reduzem trânsito

04/03/2022

Instituto alemão está a desenvolver sistema que utiliza inteligência artificial para permitir que os sinais luminosos funcionem de forma preditiva.

Introduzidos na cidade chinesa de Shenzhen já em 2017, os semáforos com Inteligência Artificial conseguiram reduzir em 8% os congestionamentos de tráfego e aumentar a velocidade de circulação do trânsito em 15%. Números que interessam ao Instituto Fraunhofer, que está a testar tecnologia semelhante na Europa.

O projeto ‘KI4LSA’, apoiado pelo Ministério Federal Alemão dos Transportes e Infraestruturas Digitais, utiliza inteligência artificial para permitir que os sinais luminosos funcionem de forma preditiva.

Os dispositivos para serem instalados nalgumas das mais congestionadas são capazes de perceber o volume de tráfego a cada instante e, em função disso, abrir a luz verde ou fechar a passagem para os veículos num determinado sentido para tornar o tráfego mais fluído.

A plataforma tecnológica quer, assim, acabar com os longos tempos de espera em cruzamentos que os condutores enfrentam, mesmo que nenhuma viatura estiver a cruzar a intersecção.

Como? Recorrendo a uma série de câmaras com Inteligência Artificial (Inteligência Artificial) que têm a capacidade de ver centenas de objetos em várias vias. O cérebro do sistema pode ajustar, em tempo real, os semáforos de acordo com a quantidade de veículos nas filas, a velocidade média e até com as condições meteorológicas. Tudo para otimizar o fluxo de tráfego, mas que irá ajudar também a reduzir a contaminação e o ruído gerado.

Os testes finalizam este verão, na cidade alemã de Lemgo.

“Usámos um cruzamento em Lemgo para construir uma simulação realista e testar a IA em inúmeras interações dentro deste modelo. Antes de executar a simulação, adicionamos ao modelo o volume de tráfego medido durante a hora de ponta, e que permite ao sistema trabalhar com dados reais”, explicam.

No instituto alemão também está a ser iniciado um projeto de sistemas para peões, visando reduzir o tempo de espera e melhorar as condições de segurança para os utilizadores. A proposta é usar sensores LiDAR de alta resolução para automatizar o processo e ajustar e incrementar automaticamente os tempos de cruzamento de acordo com as necessidades dos peões a cada momento.