Start-up alemã diz ter a salvação para os motores de combustão interna

15/12/2018

Salvar os motores de combustão interna parece ser uma missão impossível, uma vez que são cada vez mais os países que apertam as regulações em relação às emissões poluentes, mas uma start-up alemã propõe-se, exatamente, a isso: tornar os motores térmicos numa solução adequada para os novos tempos.

É um objetivo ambicioso, mas a MWI Micro Wave Ignition está empenhada em fazer dos motores térmicos uma alternativa aos modelos 100% elétricos ou à pilha de combustível a hidrogénio. E os primeiros indicadores fornecidos pela jovem start-up são promissores: conseguiram reduzir em 80% as emissões poluentes e em 30% os consumos recorrendo a uma nova solução para efetuar o processo de ignição.

Os modelos atuais recorrem a velas para dar início ao processo de combustão, mas MWI recorre a micro-ondas para realizar esse mesmo processo, que teria como grande vantagem o facto de ser realizado a uma temperatura muito mais baixa, logo mais eficiente. Podendo ser aplicada a todos os tipos de motores de combustão, mesmo os alimentados a combustíveis sintéticos, o que preconiza uma eficiência ainda maior, este sistema não implica mudanças fundamentais nos atuais motores, mas uma pequena atualização no sistema de ignição.

De acordo com a companhia, as vantagens são a economia de combustível (esperada de 30%, já alcançada de 13-20% em testes), mantendo a mesma potência, mas também a redução significativa dos poluentes na ordem dos dois dígitos.

Ex-CEO da Porsche apoia

Apesar de ser uma start-up, a MWI conta com alguns pesos pesados na área da engenharia e gestão. Um dos mais sonantes é o do antigo CEO da Porsche, Wendelin Wiedeking, para quem esta solução dará um outro fôlego aos modelos de combustão interna, mas a presença de Rezzo Schlauch, antigo político alemão no cargo de CEO da MWI pode ajudar a abrir portas para esta jovem companhia.

“Estou convencido de que a MWI é uma inovação disruptiva com um enorme potencial de mercado”, é citado Wiedeking num documento da MWI. Ainda assim, para que a solução seja implementada e mais desenvolvida, a MWI espera tecer parcerias com alguns fabricantes, com o Automotive News Europe a revelar no seu site que a companhia alemã já encetou contactos com fabricantes da Coreia do Sul e da China, declinando, no entanto, outros comentários sobre o assunto.

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Com os veículos elétricos e outros a ganharem mais espaço, esta solução poderia ter o condão de estender uma linha de vida aos milhões de motores de combustão atualmente nas estradas de todo o mundo, sobretudo em mercados onde a economia é contrária à introdução dos elétricos.

O aperfeiçoamento do processo de ignição é um dos pontos em que os fabricantes mais trabalham, como por exemplo a Mazda, com o seu Skyactiv-X, que irá estrear-se no novo Mazda3.