Tesla vai banir quem tentar fazer dinheiro com o Cybertruck

13/11/2023

A chegada da pick-up Tesla Cybertruck ao mercado ainda está para a acontecer, mas o modelo futurista apresentado pela primeira vez em 2019 já é um fenómeno de popularidade e vendas, com uma carteira de pré-encomendas com quase dois milhões de clientes, antes de começar a ser produzido.

Agora, com as primeiras entregas finalmente confirmadas para o final deste mês de novembro, Elon Musk está já preocupado em travar a venda inflacionada do veículo elétrico do novo veículo elétrico da marca norte-americana.

Como? Ao incluir no contrato de compra uma nova cláusula que impede a revenda do veículo durante o primeiro ano de propriedade, salvo raríssimas exceções, com autorização expressa da Tesla.

Musk pretende evitar situações de aproveitamento com a elevada procura do modelo, sabendo-se desde já que a produção dificilmente acompanhará o ritmo da demanda numa fase inicial, o pode fazer aumentar o número de interessados em furar as longas listas de espera, e a qualquer preço…

De acordo com a nova regra, quem pretender revender o Cybertruck antes de tempo pode ser processado, podendo ler-se no contrato que a Tesla “pode procurar uma medida cautelar para evitar a transferência da propriedade do Veículo”.

Mais: a marca de Elon Musk reserva-se o direito de “exigir uma indemnização por danos liquidados no valor de 50.000 dólares ou o valor recebido como contra prestação pela venda ou transferência”, avisando que incumpridores podem ser impedidos de comprar veículos da marca no futuro.