Neozelandês comprou a carrinha Toyota Corolla em 2000, quando marcava 80.000 km. Fez-lhe mais 1.920.000 km com a mecânica de origem.

Uma característica habitualmente associada aos automóveis japoneses é a sua alta fiabilidade, mas este Toyota eleva ainda mais a fasquia nesta matéria. Trata-se de uma carrinha Toyota Corolla do ano de 1993, que atingiu a marca incrível de dois milhões de quilómetros, ainda com o motor e a caixa de velocidades de fábrica!

Para o registo notável de longevidade contribui obviamente a manutenção cuidada do seu proprietário, Graeme Hebley, morador em Whanganui, na Nova Zelândia. Hebley adquiriu o seu Corolla Station Wagon em 2000, quando o veículo marcava apenas 80.000 quilómetros no odómetro. A partir daí foi sempre a somar. Como contou no jornal New Zealand Herald, por motivos profissionais, o neozelandês faz cerca de 5.000 quilómetros por semana e visita a oficina a cada duas semanas para uma pequena revisão.

Resultado: zero falhas crónicas nas duas últimas décadas. O Corolla de Hebley não teve paragens forçadas, mantém intacta a mecânica de fábrica, necessitando apenas de trocar o chamado material de desgaste, incluindo a correia de distribuição que já foi mudada mais de 20 vezes.

“Ainda tem o motor e a caixa de velocidades originais”, afirmou o mecânico da confiança John Sherman. “Se eu não tivesse trabalhado neste carro, não acreditaria. Sinceramente não ia acreditar que pudesse fazer dois milhões de quilómetros sem uma avaria”, exclamou.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.