Toyota Mirai chegou ao Livro dos Recordes do Guinness

10/10/2021

Elétrico a hidrogénio da Toyota bateu o recorde mundial de distância ao percorrer 1.360 quilómetros sem parar para abastecer.

O Toyota Mirai passa a figurar no grande Livro do Guinness, responsável pela supervisão de todos os procedimentos durante os dois dias do percurso que levou o elétrico a hidrogénio japonês numa viagem de 1.360 km a sul da Califórnia, sem parar para reabastecer. É um novo máximo, validado na ‘bíblia’ dos recordes.

O piloto professional Wayne Gerdes partiu do centro técnico da Toyota, em Gardena, com Bob Winger como co-piloto. No primeiro dia de condução, o Mirai percorreu 761 km em estrada pública, primeiro rumando a sul, até à localidade de San Ysidro, e depois voltando para norte, em direção a Santa Monica e Malibu, ao longo da mítica Pacific Coast, antes de regressar ao ponto de partida.

No segundo dia de prova, a dupla enfrentou a hora de ponta no trânsito de San Diego, em direção a Los Angeles. No regresso a Gardena, o Mirai registava no odómetro mais 599 km. Contas feitas: 1.360 km e um novo recorde do mundo.

De acordo com os supervisores independentes, o Mirai consumiu durante a prova um total de 5.65 kg de hidrogénio, com zero emissões de CO2.