M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os automóveis elétricos estão a ficar cada vez mais rápidos e confortáveis, e as motos elétricas já começam a tornar-se capazes de fazer o mesmo que as motos convencionais, mas faltava algo de irreverente entre meio dos dois. A Morgan já tinha revelado a intenção de ressuscitar e eletrificar o seu triciclo clássico, mas outra marca vai mais longe, com um veículo de três rodas potente e divertido de conduzir: a Vanderhall.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Vanderhall é uma marca americana de triciclos a motor, e até construía dois modelos, o minimalista Venice e o luxuoso Laguna. Ambos têm um motor 1.4 turbo a gasolina, mas agora vai surgir uma versão intermédia, que se diferencia pelo motor elétrico, e que foi batizada Edison. O nome é uma clara alusão a querer seguir o mesmo caminho da Tesla (Nikola Tesla trabalhou para Thomas Edison e entrou em guerra com este quando quis desenvolver a corrente alterna para aparelhos elétricos).

Prestes a chegar à estrada, o Vanderhall Edison tem dois motores dianteiros elétricos, com 180 cv de potência combinada, alimentados por uma bateria de 30 kWh, o que lhe dá uma autonomia de 320 cv. Com um peso de apenas 635 kg, consegue atingir os 100 km/h em apenas quatro segundos, a necessita de menos de 35 metros para travar a partir dos 100 km/h. O preço de venda nos Estados Unidos vai ser de 34.950 euros (28.175 euros).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.