Tem um Aventador? Cuidado, as rodas podem saltar…

26/07/2018

Estes últimos dias estão ser pródigos em chamadas às oficinas de superdesportivos nos Estados Unidos. Depois do Bugatti Chiron, agora surge a informação de que as rodas do Lamborghini Aventador podem saltar.

Um dos maiores medos que se deve ter ao guiar um superdesportivo capaz de superar os 300km/h é ver as rodas saltar, mas esse é um risco que é real no caso do Lamborghini Aventador Superveloce. O organismo de segurança rodoviária dos Estados Unidos ordenou agora a passagem de todos os exemplares deste modelo pelas oficinas, indicando que as porcas do aperto central, que ligam a jante ao disco de travão, podem perder o acoplamento. Ou seja, as rodas do Aventador SV podem saltar.

O perigo é bem grande, especialmente se a situação ocorrer quando o modelo está a ser levado aos limites em locais como circuitos ou autoestradas sem limites de velocidade. Felizmente, não há casos registados de acidentes causados por esta falha, que atinge um total de oito Aventador SuperVeloce comercializados nos Estados Unidos entre 2015 e 2016, nas versões Coupé e Spider. Para garantir que não se mantém o perigo, a partir do final de agosto os clientes serão contactados para irem a um centro oficial da marca e trocarem as porcas por umas novas, além da aplicação de um líquido que impede que estas percam a capacidade de aperto.

A resolução deste problema é, ainda assim, bem menos complexa do que o recall da Bugatti, em que os bancos dos carros vão sobrevoar o Atlântico para serem inspecionados na fábrica da marca.

Agora, esperamos apenas que este problema seja resolvido por parte do fabricante de Sant’Agatta Bolognese. Se o poder de fogo do Aventador SV de 740cv já pode fazer saltar as rodas, o perigo será bem mais real quando for apresentado, tudo indica que já nos próximos dias, o novo Aventador SV Jota que vai tentar o recorde de Nurburgring.

Nuno Fatela/Turbo