Vai a leilão sumo de tomate da Ford com 83 anos

26/08/2021

Em mais de um século de existência, a Ford Motor Company fabricou carros, camiões, tratores, pequenos aviões e motocicletas. O que a maioria, provavelmente, desconhece é que a marca da oval azul também se dedicou a outro tipo de produtos e até vendeu… sumo de tomate.

De acordo com o Motor1.com, citando o livro “Henry’s Attic: Some Fascinating Gifts to Henry Ford and His Museum”, a empresa fundada por Henry Ford, usou os 32 hectares das instalações de Dearborn, no Michigan, onde está sediada, para ser aventurar no ramo da exploração agrícola e chegou mesmo a produzir sumo de tomate, durante apenas três semanas em setembro de 1938.

Os registos de época relatam que o próprio Henry Ford possuía bastantes terrenos que destinou ao cultivo de vegetais, que doava a organizações de solidariedade. Em Dearborn, cultivava tomates e tinha uma pequena casa convertida numa fábrica de conservas. Durante essas três semanas, 30 crianças e seis homens prepararam 52.505 caixas de sumo de tomate da marca Ford.

Uma das garrafas que seguiram nessas caixas (item raríssimo e ainda mais especial por se apresentar intacta, ainda com o líquido no seu interior), vai a leilão no próximo grande evento da RM Sotheby’s, no próximo 4 de setembro, em Aurburn, Indiana, Estados Unidos.

O valor de venda estimado está entre os 120 e os 255 euros.