Elétrico da BYD é mais potente e rápido que um Lamborghini e custa três vezes menos, mas o que a marca destaca agora é a sua capacidade para andar em três rodas e dançar sem sair do lugar.

Depois da Aiways, a BYD é a marca de automóveis chinesa que se segue a disputar o mercado europeu (Portugal incluído…), ainda este ano, primeiro com uma gama composta por três modelos familiares, dois SUV e uma berlina média, mas com ambição para mais altos voos. Incluindo o segmento dos supercarros, onde vai marcar presença através submarca de luxo, a Yangwang, por exemplo, com o U9, modelo fabricado sobre a versão otimizada da plataforma “Yisifang”, arquitetura que incorpora a tecnologia “e4”, de quatro motores elétricos controlados independentemente em cada roda, para tração total, vectorização de binário e um rendimento máximo de 1300 CV e 1100 Nm!

A marca anuncia apenas 2 segundos na medição de 0 a 100 km/h, que é quase o que faz o Rimac Nevera, o elétrico de produção em série mais rápido do mundo.

A capacidade da bateria não é conhecida, mas sabe-se que preço de lançamento na China ronda os 137.000 euros.

O sistema de controlo da carroçaria mais avançado do mundo

Todavia, na abertura das portas do salão automóvel de Xangai, onde o U9 fará a sua estreia pública, não são os números espetaculares deste supercarro que a BYD quer destacar, mas a sua capacidade para andar em três rodas, como alguns modelos míticos da Citroën com suspensão hidropneumática, pular ou dançar sem sair do lugar.

Foram as formas encontradas pela marca chinesa para destacar em vídeo um dos seus trunfos técnicos, aquele que intitula como o sistema de controlo inteligente da carroçaria mais avançado da indústria.

Designado por DiSus-X, este sistema de suspensão adaptativa combina três tecnologias independentes, para o amortecimento (DiSus-C), o sistema hidráulico (DiSus-P) e o sistema pneumático (DiSus-A). O foco está, obviamente, na otimização das credenciais dinâmicas em condução muito desportiva, mas, ao que tudo indica, também servirá para animar festas…

Ora veja o U9 em ação: