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Vinte factos que deve saber do novo Mazda MX-5 RF

A designação RF representa Retractable Fastback, que consiste num tejadilho rígido composto em três peças com acionamento elétrico.
Em Portugal, o novo Mazda MX-5 RF é proposto nas versões Evolve e Excellence na motorização 1.5, sendo a mais equipada opção única no 2.0 litros.
Fechado é um coupé, que até parece mais pequeno; aberto, um carro praticamente sem comparação com o descapotável que todos identificam.
As linhas KODO - Alma do Movimento mantêm-se em grande no novo MX-5 RF, o mesmo querendo dizer que se trata de um roadster de visual agressivo e bem conseguido.
O novo RF é um targa que resulta num roadster bem diferente do Mazda MX-5 com capota de lona. A barra de proteção no topo do habitáculo oferece segurança acrescida e visual robusto.
No desenvolvimento deste MX-5 RF, a Mazda procurou não desvirtuar em demasia as linhas do roadster com teto em lona. O resultado? Um coupé-cabriolet moderno!
O habitáculo continua a ser parco em espaços de arrumação: não há praticamente onde arrumar mais do que a carteira, o telemóvel e as chaves.
A transformação do tejadilho, que pode ser feita em movimento, desde que não se excedam os 10 km/h, é comandada por um botão na consola central.
Novidade na gama é também a caixa automática de seis velocidades com opção manual e patilhas no volante, exclusiva da motorização 2.0 de 160 CV e que faz a diferença também pelo diferencial autoblocante.
O tejadilho retrátil, que comporta alteração profunda no perfil do carro, abre em apenas 13 segundos.
Parte em alumínio, para reduzir no peso (há 45 kg a mais face ao tejadilho em lona), dobra-se através de um engenhoso sistema elétrico.
A capota em três partes fica recolhida atrás dos bancos sem penalizar o espaço da bagageira.
Esta versão acarreta um custo adicional de 2.500 euros, mas o estilo é outro!
O visual targa fica bem evidente com a capota recolhida e quando de perfil, mostrando um modelo de linhas compactas e aspeto mais largo. Os 45 kg do tejadilho não desvirtuam a dinâmica.
A bagageira não sai muito penalizada e continua a arrumar duas malas de fim de semana.
Nas propostas de entrada, com o motor 1.5 Skyactiv de 131 CV, os preços vão dos 29.840 aos 33.085 euros.
Para o mais musculado 2.0 Skyactiv de 160 CV, as verbas a despender oscilam entre os 41.590 e os 44.025 euros, este valor para a versão com caixa automática.
São vários os packs de equipamento disponíveis, valendo a pena referir que a navegação custa 400 euros no 1.5. Os bancos Recaro acrescentam 1.450 euros. No 2.0 litros faz sentido considerar o pack Sport (bancos Recaro, amortecedores Bilstein e barra anti-aproximação) por 1.680 euros.
Um dos segredos para o baixo peso, logo, para o equilíbrio dinâmico passa pela realização de pequenos buracos em elementos não estruturais do chassis: engenharia levada ao máximo para a redução do peso.
Face a isso, o aprumo dinâmico do roadster nipónico permite-lhe ser um dos mais divertidos no mercado atendendo ao custo.

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O novo Mazda MX-5 RF chega em meados de fevereiro e traz consigo uma nova abordagem aos descapotáveis compactos modernos. A versão de tejadilho rígido retrátil do roadster mais vendido do mundo assume agora uma original versão targa. Mas este novo modelo produzido em Hiroxima, no Japão, esconde muitos detalhes interessantes. Conheça-os todos aqui e leia também a apresentação em que o Motor 24 esteve presente.