Volkswagen Passat: uma verdadeira carrinha nunca perde o seu espaço

15/03/2024

Num mundo dominado pelos SUV, o VW Passat, que chegará a Portugal no segundo semestre de 2024, continua a ser uma orgulhosa carrinha. Mais e tecnológico que nunca, conta com versões híbridas plug-in com 100 km de autonomia.

 

Numa indústria automóvel dominada pelos SUV, uma verdadeira carrinha não renega o passado e continua a ocupar o seu espaço. O seu “reinado” no mercado. Nem que seja numa última aparição, neste formato, a nona geração do VW Passat, que o Motor 24 foi conhecer a Nice, França – e que chegará a Portugal em meados do segundo semestre do ano – apenas contará com uma versão Variant. De forma assumida. Até porque sempre foi esta a carroçaria mais procurada pelos clientes do modelo. Argumentos, como observámos, não faltam nesta evolução, para mais uma “performance” bem sucedida.

O design está mais moderno, sim, embora sem grandes mudanças radicais. Não foi essa a premissa. Mais uma revisão da matéria do que uma revolução estética. Já em relação às dimensões exteriores – e consequentemente interiores – registe-se o facto de este ser o maior Passat de sempre. Com uma distância entre eixos aumentada (2,841 m, ou seja, mais 5 cm), nunca esta carrinha teve tanta habitabilidade, nem ofereceu tanto espaço para condutor, passageiros e malas. Basta olhar para as medidas: 4,917 m de comprimento (mais 14 cm), 1,849 m de largura (mais 2 cm). Só a altura se mantém nos 1,516 m. A bagageira alcança, nesta nova geração, 690 litros (mais 50 do que o antecessor), podendo chegar perto dos 2000 litros, caso se opte por rebater os bancos posteriores.

 

Reino tecnológico

O habitáculo do VW Passat, elegante e criterioso na escolha dos materiais, é um reino tecnológico. Houve uma evolução enorme nesta matéria – tal como no Tiguan, também apresentado neste evento internacional (e que pode ler aqui). Os ecrãs estão maiores, com dimensões de 12,9 polegadas (de origem) ou de 15 polegadas (como opção). Destaque para o novo sistema de head-up display, bastante útil para manter os olhos na estrada e para o ambiente a bordo marcado pela iluminação LED.

Mas não há como classificar a introdução do ChatGPT como um dos pontos mais altos desta geração. “Olá VW! Podes acionar-me as massagens no banco?” – foi o que nos lembrámos de pedir, quando o especialista da marca alemã nos convidou a testar o sistema. Um pedido estranho, porventura, mas haverá muitos outros, já que a Inteligência Artificial veio para ficar e está a evoluir para patamares impressionantes de rigor. Segundo garantem os engenheiros da VW, a privacidade dos utilizadores não estará em causa, já que esta é uma prioridade da marca.

Como carrinha de luxo que é, o VW Passat prima pela suavidade e pelo conforto sentido ao volante – e nos restantes lugares, de resto. São qualidades que assentam – literalmente – na plataforma MQB evo, que estreia, nesta Passat Variant, o eficaz sistema DCC Pro (opcional). Trata-se de uma tecnologia de amortecedor elétrico variável, que permite dosear e controlar os movimentos da carroçaria, através de duas válvulas independentes, de forma a conseguir uma maior estabilidade da condução.

Plug-in, mas não só…

São muitas as opções em matéria de motores. O destaque vai direto para a unidade eHybrid (plug-in) com 272 cv de potência, que esteve disponível para uma pequena experiência dinâmica na apresentação. Trata-se de uma proposta sólida, porventura, a mais apetecível de todas, dada a autonomia anunciada de 100 km (o dobro do antecessor), graças à nova bateria 19,7 kWh. Existe uma segunda versão plug-in com a mesma bateria (e autonomia), mas com uma potência inferior: 204 cv.

Mas nem todas as propostas são híbridas plug-in. Existem outras mais “conservadoras”, a gasolina e Diesel. Entre os primeiros propulsores, temos o 1.5 eTSI (150 cv) e entre os segundos, o 2.0 TDI (122 e 150 cv). Todas as propostas contam com uma caixa DSG, de 6 velocidades no caso das versões eHybrid e de 7 velocidades nas restantes.

34.990 euros para empresas

A nova geração do VW Passat só chegará a Portugal na entrada do segundo semestre, pelo que a estratégica de preços ainda não foi revelada pela marca. Mas sabe-se que a mira está apontada às empresas. Ou não exista já um preço definido para aquelas que queiram adquirir um VW Passat eHybrid de 204 cv: 34 990 euros (mais IVA).