Volkswagen quer recorde ‘elétrico’ do Nürburgring

20/01/2019

No seu esforço de acelerar a eletromobilidade, a Volkswagen tem em vista a obtenção de outro recorde num local de culto, o Nürburgring Nordschleife, com um dos ID R elétricos.

Depois de ter arrebatado o recorde na subida de Pikes Peak, nos Estados Unidos, a marca alemã coloca os seus olhos agora no recorde de volta mais rápida no circuito de Nürburgring, que Jackie Stewart apelidou, em tempos, de ‘Inferno Verde’.

Visto como um dos circuitos mais exigentes do mundo, o Nordschleife é um desafio imenso para máquinas e pilotos, com a Volkswagen a acreditar que o ID R poderá obter um recorde nesse traçado como forma de demonstrar a competência da mobilidade elétrica nas estradas do futuro. “Uma volta recorde no Nordschleife é uma grande honra para qualquer qualquer carro, seja de competição ou de produção em série”, refere Sven Smeets, diretor da divisão de desporto da Volkswagen.

A preparação para a tentativa de recorde no Nürburgring, prevista para o verão, irá exigir uma afinação técnica e aerodinâmica do ID R, com os seus dois motores elétricos capazes de debitar 680 CV/500 kW para menos de 1100 kg, já com o piloto a bordo.

A aerodinâmica será, aliás, a vertente na qual irá incidir o maior trabalho de evolução, já que, como indica outro responsável da marca, o Nordschleife difere bastante das condições de Pikes Peak, sobretudo pela reta bastante longa. Até ao momento da tentativa, a Volkswagen irá visitar diferentes circuitos para desenvolver ainda mais o ID R. Ao volante do ID R estará o especialista no Nürburgring, o piloto Romain Dumas, que já venceu a subida de Pikes Peak em junho do ano passado com o ID R e um tempo de 7m57,148s.

A título de curiosidade, o recorde do circuito alemão situado nas montanhas de Eifel, com os seus 20.832 metros, já pertence a um elétrico, neste caso ao NIO EP9 com uma volta em 6m45,90s, a uma velocidade média de 185 km/h, com Peter Dumbreck aos comandos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.