Baseado no Atlas, mais curto e sem uma terceira fila de bancos, o novo SUV-coupé da VW não virá para o Velho Continente.

A VW tem feito de tudo para recuperar credibilidade e vendas depois do ‘abanão’ que sofreu com o escândalo dos Diesel fraudulentos revelado nos Estados Unidos, em setembro de 2015. O lançamento do Atlas Cross Sport encaixa nessa estratégia do fabricante alemão, com a aposta nos formatos mais apreciados pelos condutores no lado de lá do Oceano Atlântico.

Baseado no SUV de 7 lugares Atlas, que a marca alemã já comercializa nos Estados Unidos, o Atlas Cross Sport destaca-se desde logo pela original carroçaria de estilo coupé, com linha de tejadilho que ‘cai a pique’ em direção ao compartimento da mala. O desenho dos para-choques também é mais agressivo, num conjunto de visual bastante mais desportivo, e que aponta a clientela mais jovem, em linha com propostas premium, como é o BMW X6.

Nas dimensões exteriores, o SUV coupé também se distancia do Atlas de 7 lugares, sendo mais curto (7,1 cm), mais baixo (5,8 cm) e mais largo (2 cm), mas mantendo os 2,97 metros na distância entre-eixos, para cotas habitáveis acima da média. O Cross Sport estará disponível apenas em versão para cinco ocupantes, oferecendo compartimento de carga com avantajados 1141 litros de volumetria útil, medida que praticamente duplica, rebatendo-se os encostos dos bancos posteriores.

Na lista de equipamentos do SUV-coupé, com todos os sistemas mais evoluídos à disposição no banco de órgãos da marca alemã, destaque para a versão R Line (estreia o novo logotipo R na marca), com enormes jantes de 21 polegadas, painel de instrumentos digital Vitual Cockpit virtual, além das opções de conectividade para aparelhos Apple, Android e MirrorLink.

O novo modelo é produzido em Chattanooga, no Tennessee, e estará disponível na primavera de 2020, com dois motores a gasolina, o 2.0 TSI de 240 cv e, no topo da gama, o bloco V6 com 3,5 litros e 282 cv.

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