O novo Gigaliner da Volkswagen produzido na Autoeuropa, é apresentado como uma solução pioneira no Cluster automóvel nacional por permitir poupar 70 toneladas de emissões de CO2/ano, ou seja, pode reduzir em cerca de 30% das emissões de carbono na rota servida por este novo modelo de transporte.

A construtora alemã calcula ainda que haverá menos 40% de camiões na rota servida pelo Gigaliner e a expansão da frota está em análise para 2020.

O veículo foi apresentado como um camião de três eixos acoplado a um semirreboque e a um dolly que se apresenta como solução que marca uma mudança significativa no setor da logística e dos transportes.

Em comunicado, a marca cita Dinora Guerreiro, diretora da cadeia de abastecimentos e transportes da Volkswagen Autoeuropa, quando afirma que ““com este projeto será possível obter melhorias a vários níveis, mas realço sobretudo as perspetivas ambiental e económica”.

O primeiro Gigaliner ao serviço da Volkswagen Autoeuropa irá percorrer cerca de 150km até ao fornecedor MD Plastics, que se localiza em Valado dos Frades, na Nazaré e dentro de um ano espera estende-la a outros fornecedores portugueses e talvez a fornecedores espanhóis.

Com este novo conceito de transporte, será possível reduzir entre 30% e 40% o tráfego de camiões por semana nesta rota, o que significa uma poupança de custos logísticos de 5% face às condições atuais.

A Torrestir foi o parceiro logístico responsável pela preparação do Gigaliner, que cumpre todos os requisitos legais atuais.

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