A sinistralidade rodoviária é uma das principais causas de mortes e lesões incapacitantes, mas, cada vez mais, os construtores de automóveis apostam em sistemas capazes de evitar acidentes violentos com consequências graves.

Um dos construtores que tem feito grandes esforços nesta área é a Mercedes-Benz, que, desde a década de 1960, tem sido pioneira em tecnologia para reduzir o número de acidentes e vítimas nos seus automóveis. Em 2019, antecipando o futuro a médio prazo, a marca desvenda o Experimental Safety Vehicle ESF 2019, que tem por base o novo GLE com motorização híbrida plug-in, mas com a diferença de muitos milhares de euros em assistentes tecnológicos de nova geração em si integrados.

Com a condução autónoma e a eletrificação no mapa do futuro, a marca tenta responder aos desafios vindouros, sobretudo no caso da proteção dos ocupantes num universo em que o automóvel autónomo se “liberta” da disposição habitual do habitáculo. Além de anunciar para o exterior que está em modo autónomo (comunicação cooperativa) – através de iluminação e indicações nos painéis na carroçaria do veículo –, o interior “transforma-se”: o volante e os pedais recolhem-se e, na eventualidade de se alterar a disposição interior, surgem novas ideias para os sistemas de retenção, com este protótipo a dispor de cintos de segurança integrados nos bancos e airbags instalados em locais alternativos (o do condutor no tabliê e o lateral integrado nos apoios laterais do encosto do banco).

Ainda para quem vai a bordo, a preocupação com os mais pequenos ganha relevância, em virtude de cadeiras infantis com o conceito pre-safe child para tranquilizar os pais. Além da cadeira com elementos superiores de proteção extensíveis na iminência de um embate lateral, o cinto de segurança da própria cadeira tensiona-se para que a criança fique fixa na mesma. Já para o decurso das viagens, uma câmara instalada na cadeira transmite imagens para o ecrã central (apenas visíveis com o veículo imobilizado para evitar distrações), havendo menu dedicado que também aconselha na instalação da cadeira e monitorização dos sinais vitais do bebé ou da criança. Para os adultos, também há segurança aumentada nos lugares traseiros, graças à instalação de um inovador airbag na parte posterior dos bancos dianteiros. Outros pormenores funcionais englobam fechos dos cintos de segurança com tomadas USB atrás ou cintos de segurança com aquecimento.

Apoio à condução

Contudo, também há ideias para a condução manual: utilizando luz interior semelhante à luz natural do dia a partir da pala de sol, o ESF 2019 ajuda a manter o condutor em alerta. Outras funções auxiliam na redução do perigo, como o pre-safe curve, que utiliza o pré-tensor do cinto de segurança para avisar o condutor de que possivelmente subestimou uma curva na qual está prestes a entrar, ou as luzes laterais pre-safe com pintura eletroluminescente para ser visto à distância.

Com recurso a sensores LiDAR no tejadilho (que mudam de cor em modo autónomo), o ESF 2019 consegue cumprir uma série de funções avançadas na análise do tráfego, permitindo maior segurança a todos os intervenientes da via pública com o sistema Active Brake Assist, o qual deteta peões ou ciclistas em deslocação paralela à direção de marcha e alerta o condutor caso este queira virar de direção, cruzando o seu caminho. Se o condutor não reagir, será iniciada uma travagem autónoma. Também em cruzamentos, caso detete outros veículos ou peões, o ESF 2019 impede o arranque. Adicionalmente, quando estacionado e ligado à tomada de carregamento na via pública, o veículo está constantemente em alerta, avisando (acústica e visualmente) peões que estejam prestes a atravessar a estrada sobre a aproximação de um automóvel.

Uma derradeira funcionalidade de segurança chama a atenção pela “simpatia”: para evitar acidentes durante a colocação do triângulo de sinalização de perigo, a marca criou um robô autónomo que “desce” da área abaixo da bagageira para se posicionar à distância legal em forma de triângulo, sendo a indicação reforçada por outro triângulo de sinalização no tejadilho e ainda um alerta no painel de comunicação translúcido situado no óculo traseiro.

Pedro Junceiro/Motor24

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