Uma das especificidades dos automóveis modernos é a sua capacidade de conectividade, algo que torna os veículos aptos a receber e transmitir as mais variadas informações.
O grau de conectividade das viaturas é variável, porém no caso dos veículos mais antigos, esta faculdade é inexistente.
A pensar nesses casos e nas necessidades dos clientes nesta era digital, a Mercedes-Benz tem vindo a oferecer aos seus clientes desde 2016 a opção de instalação do “Mercedes me Adapter”, um adaptador pensado para veículos mais antigos sem sistema de conectividade, designadamente os modelos produzidos a partir de 2002.
A LIGAÇÃO DO ADAPTADOR COM UM SMARTPHONE SIGNIFICA QUE OS SERVIÇOS DE CONECTIVIDADE JÁ NÃO ESTÃO RESERVADOS A CLIENTES DE NOVOS VEÍCULOS.
De acordo com a Mercedes-Benz, até à data, mais de meio milhão de veículos em todo o mundo foram equipados com este “kit” adaptador.
Em Portugal, desde o seu lançamento no 4º trimestre de 2016, já foram ativados mais de 13.000 veículos.
Os automóveis equipados com o adaptador circulam agora nas estradas de um total de 33 mercados na Europa e na região Ásia/Pacífico.
Este ano serão adicionados mais três mercados, nomeadamente a Estónia, Lituânia e Chipre.
Dados disponíveis no smartphone
Informação sobre o veículo e serviços
A app oferece aos proprietários de veículos Mercedes-Benz várias funções de quatro principais áreas: o meu veículo, mobilidade, estatísticas e serviço.
Além das funcionalidades que tratam dos assuntos do quotidiano como lugares de estacionamento, reabastecimento de combustível e navegação, a “Mercedes me Adapter App” também fornece informação ao proprietário sobre o veículo e os serviços. Vários dados como o nível de combustível, a temperatura do óleo do motor, ou a temperatura do ar de admissão são ilustrados na funcionalidade conhecida como cockpit.
O estilo de condução individual é analisado através da funcionalidade Driver Score. Esta funcionalidade regista o comportamento de aceleração e de travagem do condutor para permitir uma condução confortável e económica. As viagens anteriores e as paragens para reabastecimento de combustível podem ser visualizadas na área Statistics – a lista pode ser exportada e servir como base para a criação de um registo. A app lembra automaticamente o utilizador quando for necessário verificar a pressão dos pneus, o nível do óleo do motor, ou quando tiver chegado o momento para a realização do próximo serviço de manutenção, indicando o tempo e a quilometragem restantes.
Esta função apresenta os postos de abastecimento de combustível na proximidade do local onde se encontra o utilizador, os respetivos preços dos combustíveis e o horário de funcionamento, e indica os lugares de estacionamento disponíveis nos parques de estacionamento na proximidade, incluindo os respetivos tarifários.
O telediagnóstico é outra função das mais utilizadas, que através da app emite uma mensagem de aviso para alertar diretamente o utilizador sobre quaisquer avarias ou assuntos importantes relacionados com o veículo.
Para usufruir deste upgrade, é necessário o veículo deslocar-se a uma oficina para instalar o dispositivo, o “me Adapter”, e proceder à ativação do mesmo através dos serviços da oficina ou da app. A instalação não tem custos para o cliente. O serviço está apenas disponível para modelos Mercedes-Benz (os Smart não estão abrangidos).
A app informa automaticamente o concessionário quando o veículo necessita de um serviço.
Através da app, os clientes podem marcar online uma visita e contactar o respetivo parceiro de serviço e uma linha de apoio disponível 24 horas, diretamente no smartphone ou por correio eletrónico.
Cliente 4.0: requisitos da era digital
O “Mercedes me Adapter” é uma componente da iniciativa de vendas “Melhor Experiência de Cliente 4.0” na divisão Mercedes-Benz Cars.
“Sempre que pretenderem entrar em contacto com a Mercedes-Benz, independentemente da hora, do local ou do canal de comunicação utilizado, os clientes devem sentir uma experiência de luxo contínua e cómoda. É por essa razão que a Mercedes-Benz está continuamente a combinar o concessionário com os canais digitais e a redesenhá-los com inovadores conceitos de loja e de local. Ao mesmo tempo, juntamente com os seus parceiros de venda, a empresa prevê atingir um quarto das vendas totais de veículos ligeiros de passageiros através de canais online até 2025”, justifica a marca alemã.
A digitalização das vendas também inclui os negócios de oficina e de após-venda: a Mercedes-Benz prevê que 80% de todas as visitas de serviço sejam marcadas online até 2025. Os clientes irão receber ofertas personalizadas e sugestões de visita, as quais podem aceitar com o simples pressionar de um botão.