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Porque é que as marcas de luxo estão a virar vegetarianas?

O futuro começa aqui, sem pele animal
A Tesla é até agora a mais radical, sendo a única marca que decidiu banir os estofos em pele em favor de estofos vegan – hoje os únicos disponíveis pela marca – feitos de materiais sintéticos;
Tesla: Apesar de tudo, ainda se mantêm pequenos detalhes em pele, como o volante. No entanto a marca aceita encomendas para fornecer um volante num outro material para os clientes que queiram banir na totalidade a pele dos seus veículos
Tesla: Porém, dado o enfoque da Tesla ser a aposta em energias sustentáveis, os seus clientes procuram que o conjunto siga o mesmo caminho e não opte por soluções de materiais que não estejam conformes a essa sustentabilidade, como é o caso dos estofos em pele, fruto do impacto ambiental que estes têm;
Já a Bentley chega a comercializar carros que contêm pele de até 20 espécies de animais. Se para uns isto pode ser o expoente máximo do requinte, para clientes vegan, como é referido pela própria marca, será um produto que provavelmente nunca irão adquirir
Bentley: Repensando a sua estratégia de mercado, e de forma a garantir uma gama de produtos para todos os gostos, a Bentley tem vindo a estudar opções alternativas à tradicional pele
Bentley: Entre os estudos em curso por parte da marca Bentley, as possibilidades estão todas em aberto e pele sintética ou pele de origem vegetal à base de cogumelos poderá ser o futuro interior de muitos destes carros de luxo
Jaguar Land Rover: À semelhança da Tesla e da Bentley, também há clientes Jaguar Land Rover que já não se reveem nos estofos em pele. Segundo a marca, os clientes do modelo Velar constituem provavelmente a maior fatia do bolo nesse aspeto
Jaguar Land Rover: Em alternativa à pele, a marca oferece agora uma opção de tecido premium, criado à base de uma mistura de lãs – oriundas da Austrália e Nova Zelândia – que é combinada com camurça feita de garrafas de plástico recicladas. No final, ficamos com um produto bem mais dispendioso que a tradicional pele de anima

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O mundo está a mudar e as preocupações do ser humano seguem igual tendência. No setor automóvel as coisas não são diferentes e podem chegar à alteração de detalhes que há uns anos poderiam ser inquestionáveis, como nos interiores.

A verdade é que até aqui, e ainda hoje, estofos em pele são talvez o exemplo mais comum de requinte interior e de um pequeno luxo do agrado de muitos. Porém, estes podem vir a ter os dias contados, senão já, num futuro que pode não estar muito distante.

Marcas como a Tesla, Bentley e, mais recentemente, a Jaguar Land Rover têm vindo a procurar alternativas para revestir os interiores dos seus modelos, que constituam propostas igualmente premium, mas que não sejam de origem animal.

Uma necessidade motivada, em parte, pelas novas tendências e desejos expressos pelos seus clientes.

André Duarte