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Carros elétricos: o ‘abecedário’ base de funcionamento

Bateria (auxiliar): disponibiliza a energia necessária para o veículo iniciar a marcha;
Pack de Baterias: armazena a energia que é utilizada para o funcionamento do veículo;
Motor Elétrico: recorre à energia armazenada no Pack de Baterias para mover o veículo;
Transmissão: transmite a potência oriunda do motor elétrico às rodas que traccionam o veículo;
Controlo Eletrónico de Potência: faz a gestão na entrega de energia elétrica mediante a velocidade e o torque requeridos;
Bocal de Carregamento: à semelhança dos veículos movidos a combustível fósseis, é a zona do veículo onde podemos ligar uma tomada para proceder ao carregamento do Pack de Baterias;
Carregador Interno: converte a AC (corrente alternada) em DC (corrente contínua) para carregar o Pack de Baterias. Durante o carregamento do Pack de Baterias, este carregador faz a gestão da voltagem, corrente, temperatura e estado do carregamento;
Conversor DC/DC: converte a DC de alta voltagem proveniente do Pack de Baterias em DC de baixa voltagem necessária para o funcionamento dos vários elementos no veículo e para o recarregamento da bateria auxiliar;
Sistema Térmico: garante a preservação da temperatura adequada para o funcionamento do motor elétrico e demais componentes;

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Os carros elétricos são apontados como o futuro e de facto tudo indica que o sejam, a não ser que o ser humano entretanto descubra uma alternativa a estes, que são hoje olhados como a alternativa ecológica e sustentável. Mas como isso é, para já, hipotético, foquemo-nos na realidade como a conhecemos hoje, a dos carros elétricos.

De forma simples e literal, todos sabemos que um carro elétrico é propulsionado apenas por energia elétrica, mas há vários elementos que trabalham em sintonia para a sua locomoção, à semelhança do que acontece com os veículos movidos a combustíveis fósseis. Daí que, na galeria acima, deixamos os principais componentes comuns à maioria dos carros elétricos e que são o ‘abecedário’ do seu funcionamento.

Nota: a orgânica de funcionamento pode variar mediante as marcas e modelos diferentes.

Fonte: U.S. Department of Energy

André Duarte