GP Itália F1: Será desta que Kimi Raikkonen volta a vencer?

02/09/2018

A pole position da Ferrari seria sempre muito popular frente aos tifosi, mas houve um burburinho especial quando Kimi Raikkonen cruzou a linha de meta e arrebatou o primeiro lugar da sessão ao seu companheiro de equipa, Sebastian Vettel. Esta foi a primeira pole de Raikkonen desde o GP do Mónaco do ano passado e apenas a segunda, desde o seu regresso à Fórmula 1 em 2012.

Com Vettel vencedor em cada uma das últimas 13 vitórias da Ferrari, e estando ele melhor colocado para perseguir o seu grande rival da Mercedes, Lewis Hamilton, no campeonato de pilotos, não demorou muito que o assunto das chances de vitória fosse levantado na conferência de imprensa pós-qualificação: “Bem, se ele arranca da pole, acho que ele pode ganhar”, disse Vettel. “É uma corrida longa. Obviamente, ele quer ganhar, eu quero ganhar. Espero que um de nós ganhe”, disse o alemão.

Kimi Raikkonen não vence uma corrida desde o Grande Prémio da Austrália de 2013, mas sua última vitória na Ferrari foi há nove anos, na Bélgica, em 2009. Um começo ‘limpo’ será obviamente crucial, mas o finlandês mostrou que tem desempenho suficiente este ano para ser uma ameaça real, especialmente se arrancar na frente.

Apesar disso, muito dependerá de como a corrida de Vettel se desenvolver, e se a Ferrari sentir que a melhor abordagem para o campeonato é dar ordens de equipa. E claro, se estiverem os dois Ferrari na frente. Este é mais um ponto quente da corrida de hoje, que arranca às 14h10.