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Sistema de controlo por gestos: como tudo funciona

Mover o dedo indicador para a frente ou para trás na direção do ecrã: permite atender uma chamada, confirmar a mensagem de check-control; selecionar uma entrada destacada numa lista durante a introdução por voz;
Deslocar a mão sobre a largura do ecrã no sentido do passageiro: rejeitar a chamada telefónica; fechar a janela de contexto; terminar a introdução por voz;
Mover lentamente a mão com o dedo indicador esticado fazendo movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio ou inverso/movimento circular: aumentar ou diminuir o volume;
Segurar com o polegar e o dedo indicador e mover a mão horizontalmente para a direita ou esquerda: surround view – rodar a vista da câmara (apenas possível com o veículo parado)
Esticar dois dedos e movê-los para a frente: permite ativar uma fUnção previamente por nós configurada;

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Se querermos impressionar quem connosco circula, facilmente o conseguimos com o sistema de controlo por gestos. A sua utilização cria, no imaginário das ideias, uma ponte entre o presente, tal como hoje o conhecemos, e o futuro, em que idealizamos carros voadores a pulular na sociedade e mais uma parafernália de inovações.

Porém, e mantendo os pés assentes no presente, voltemos ao sistema de controlo por gestos. Este, uma das imagens de marca tecnológicas dos modelos da BMW, permite-nos aceder a várias funcionalidades específicas, durante a condução, através de movimentos com as mãos. Mesmo que tal requeira habituação e que nos leve a consultar o manual do veículo para o sabermos manusear, é algo que, independente de o utilizarmos com maior ou menor frequência, nos faz sentir que temos um sistema distintivo no nosso veículo, algo que ainda não é para todos. Conheça as funcionalidades que o controlo por gestos nos coloca à disposição percorrendo a galeria.

André Duarte