WEC: Novos regulamentos bem encaminhados

22/08/2018

O ritmo das conversações para os novos regulamentos do mundial de endurance, que deverão entrar em cena em 2020 estão a aumentar. A Toyota e a Aston Martin continuam empenhadas no processo de criação de uma base regulamentar para os novos GTP. Os responsáveis terão até novembro para chegar a uma conclusão, altura em que serão apresentados os regulamentos no FIA World Motor Sport Council.

Pascal Vasselon assume que a janela de tempo é curta o que torna este processo ainda mais desafiante.

“Temos prazos desafiadores para fornecer um rascunho até o final do ano. Estamos a organizar tudo para conseguir isso. Tivemos uma reunião na quinta-feira. O ritmo das conversações está a aumentar. De cada vez que nos reunimos, temos uma mesa grande e muitas pessoas ao redor dessa mesa para discutir. O interesse existe. Os novos regulamentos são atraentes. Eu acho que pode levar algum tempo para outros fabricantes entenderem isso ”.

David King, presidente da Aston Martin também está entusiasmado com este processo: “Estamos entusiasmados e comprometidos em fazer a coisa certa para o desporto. Se coletivamente encontrarmos um conjunto de regulamentos com os quais todos estão satisfeitos, o próximo passo é tomar uma decisão sobre se queremos gastar o dinheiro, que parceiras fazer etc… A minha principal preocupação é que tudo isso terá de acontecer rapidamente, já que eles querem carros na rede em setembro de 2020. Isso é quase esticar os limites do que é possível, supondo que ainda não haja um orçamento aprovado e uma equipa pronta para começar a projetar o carro.”

Tanto a Toyota como a Aston Martin não garantem no entanto que estejam presentes com os hiper-carros em 2020. Vasselon diz que a confirmação para a próxima época poderá ser feita em breve e que tal não garante a presença da marca em 2020 e quanto à Aston Martin não confirmou também a presença com hiper-carros, e para já está apenas focada nos GTs, sem confirmar os boatos da entrada no DTM.