WEC Spa: ‘Rookie ‘Fernando Alonso estreia-se a vencer

05/05/2018

Fernando Alonso venceu na sua estreia no Mundial de Endurance, numa corrida que terminou com dobradinha Toyota. Na LMP2, a G-Drive Racing assegurou a vitória em Spa, através de Jean-Eric Vergne, Roman Rusinov e Andrea Pizzitola.

Olivier Pla, Stefan Muecke e Billy Johnson venceram a espetacular batalha da classe GTE-Pro, num triunfo claro, que ‘meteu’ inclusivamente ultrapassagem na descida do Raidillon. O BMW M8 GTE #82 da MTEK de António Felix da Costa e Tom Blomqvist foi quinto na classe.

Na GTE-Am, vitória portuguesa, com Pedro Lamy a suster os ataques de Euan Alers-Hankey para vencer por uma margem de 0,221s.

A dobradinha da Toyota na prova de estreia da SuperSeaon 2018/19 não foi complicada, mas um problema administrativo relegou o Toyota #7 para uma penalização de 1 volta e saída para a prova a partir das boxes. O andamento do carro japonês acabou por lhes permitir juntar-se ao outro Toyota na frente da corrida, beneficiando, também, das várias situações de Safety Car e dos problemas com os Rebellion.

Contas feitas, Fernando Alonso venceu na sua estreia no WEC numa pista onde nunca ganhou na Fórmula 1, contando com o beneplácito da equipa que não quis uma luta fraticida entre Alonso e Mike Conway, que cumpriu a última hora e meia ao volante do TS050 com o #8. A diferença chegou a estar em meros milésimos de segundo, mas a vitória não escapou ao espanhol acompanhado por Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima.
Atrás dos Toyota ficou o Rebellion de Andre Lotterer, Neel Jani e Bruno Senna que, a determinada altura da prova, parecia que estavam destinados a ficar fora do pódio devido a uma paragem para reparar o transponder. Problemas alheios acabaram por lhes oferecer o degrau mais baixo do pódio.
Na categoria LMP2, a vitória do Oreca – Gibson da SMP Racing, pilotado por Jean Eric Vergne, Andrea Pizzitola e Roman Rusinov, nunca esteve me dúvida, apesar de na parte final da corrida Ho Pin Tung ter-se aproximado bastante. Já nos GTE-PRO, o bem conhecido Olivier Pla fez uma ultrapassagem de cortar a respiração e conquistou a vitória ao volante do Ford GT que dividiu com Setfan Mucke e Billy Johnson. Dizer que António Félix da Costa, na companhia de Tom Blomqvist, levou o BMW M8 GTE ao sexto lugar da categoria.
Com uma condução fabulosa e colocando em pista toda a sua experiência, Pedro Lamy conquistou a 20ª vitória na categoria. O campeão do Mundo em título da categoria GTE-AM deu um recital de condução para se defender de Euan Hankey e oferecer a 24ª vitória na classe á Aston Martin, na companhia de Mathias Lauda e Paul Della Lana.

Por José Manuel Costa
Fotos José Bispo/JB Photo e Philippe Nanchino