GT Open: Sortes diferentes para os portugueses

10/06/2018

O International GT Open teve a sua terceira ronda em Spa-Francorchamps, com Miguel Ramos e a dupla António Coimbra/Luís Silva a subir ao pódio, nas suas categorias, na primeira corrida do fim de semana.

Lourenço Beirão da Veiga arrancou de quinto para a primeira corrida, mas desistiu logo na primeira volta, após um acidente que danificou o seu BMW M6 GT3.

Miguel Ramos teve uma qualificação difícil, devido a problemas no motor do seu Lamborghini Huracan GT3, arrancando de 19º. No entanto, o piloto português conseguiu subir para 15º no seu turno de pilotagem e Fabrizio Crestani – seu colega de equipa – recuperou até ao 10º posto, que correspondeu ao segundo lugar entre os Pro-AM. António Coimbra fez um bom turno de condução e subiu à primeira posição na classe AM.

A dupla do Mercedes AMG GT3 parecia ter a vitória na classe para pilotos amadores praticamente garantida, mas, a cerca de dois minutos do fim, Luís Silva entrou em pião e saiu de pista. Com isto, a dupla portuguesa terminou no terceiro lugar da classe e em 18ª posição da geral.

Mikkel Mac e Alessandro Pierguidi venceram a corrida, seguidos de Giovanni Venturini/Jeroen Mul e de Riccardo Agostini e Rik Breukers.

Na segunda corrida do fim de semana, Fran Rueda e Andrés Saraiva foram os vencedores. Richard Gonda e Joel Eriksson foram os segundos classificados e a dupla Montermini/Daniele Di Amato completaram o pódio.

Juan Cruz Álvarez qualificou o BMW M6 GT3 de Lourenço Beirão da Veiga no sexto posto e, logo na primeira volta da corrida, subiu ao terceiro lugar. Beirão da Veiga subiu ao segundo lugar, mas uma última volta desastrosa atirou o piloto para o quarto lugar, sendo ainda penalizado, em 5 segundos, por cortar a chicane do Bus Stop, caindo para o sétimo lugar da classificação final.

Crestani e Ramos arrancaram para esta corrida na liderança da categoria Pro-Am, mas um handicap de 20 segundos, resultado do segundo posto na primeira corrida da classe Pro-Am, limitava, à partida, as esperanças de um resultado vistoso. A dupla luso-italiana terminou na 15ª posição da geral e 5º da sua categoria. No entanto, os dois pilotos saem na liderança do campeonato na sua categoria.

Já Luís Silva e António Coimbra rodaram sempre nos lugares da cauda do pelotão, tendo o Mercedes AMG GT3 nº99 cortado a linha de meta na 23ª posição da geral e quarto da categoria destinada aos pilotos amadores.

O GT Open continua no fim-de-semana de 7 e 8 de Julho, em Hungaroring.